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Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina

Processo: 18/15642-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de maio de 2019 - 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Dario Cecilio Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Marco Antonio de Carvalho Filho ; Rene Tio
Assunto(s):Aprendizagem  Educação médica 

Resumo

A avaliação na medicina vem se tornando cada vez mais complexa, principalmente com a implementação do ensino baseado em competências ao redor do mundo e no Brasil, especialmente, após a mudança nas Diretrizes Nacionais curriculares, com a inclusão do ensino de competências. O aumento da complexidade da avaliação ocorre em paralelo ao reconhecimento da necessidade de se aferir não só o conhecimento teórico do estudante adquirido durante o curso, mas também suas competências, habilidades e comportamento profissional. Para responder a esta demanda, nos últimos anos, as pesquisas em avaliação médica vêm focando na criação de novos métodos de avaliação, assim como na sua aplicabilidade. Esses novos métodos levam em consideração o impacto da avaliação na aprendizagem do aluno, sendo que a título exemplificativo pode-se citar a inclusão do feedback como parte do processo de avaliação. Ademais, os métodos acima citados visam, ainda, possibilitar a formação de médicos competentes que além de cuidarem de seus pacientes, serão capazes de contribuir para o funcionamento do sistema de saúde em que estão insertos. De forma mais direta, a avaliação impacta o comportamento do aluno enquanto discente, norteando-o sobre o que, como, quando e com que frequência estudará. Portanto, constata-se que a avaliação tem papel primordial na aprendizagem dos alunos. Para investigar como a avaliação influência a aprendizagem dos alunos de medicina, serão propostos 3 subprojetos. O primeiro subprojeto visa otimizar a avaliação de conhecimentos por meio da investigação dos processos cognitivos. O segundo subprojeto visa investigar o efeito do espaçamento e da testagem, assim como a combinação de ambos os efeitos, na aprendizagem dos alunos. O terceiro subprojeto, investigará as propriedades psicométricas de uma avaliação 360 graus na disciplina de Emergência Médica. Com esses subprojetos espera-se uma melhor compreensão do impacto da avaliação na aprendizagem do aluno de medicina. (AU)