Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocarreadores para a quimioprevenção e tratamento localizado de tumores de mama

Processo: 18/13877-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores - Fase 2
Vigência: 01 de maio de 2019 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Biagini Lopes
Beneficiário:Luciana Biagini Lopes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Paula Lepique ; João Agostinho Machado Neto ; Leticia Veras Costa Lotufo ; Soraia Katia Pereira Costa
Vinculado ao auxílio:13/16617-7 - Sistemas nanoestruturados tópicos para co-localização de agentes quimioterápicos e quimiopreventivos na pele e mama, AP.JP
Assunto(s):Pele  Neoplasias 

Resumo

A alta incidência mundial de câncer de mama, e a insuficiência de estratégias efetivas e bem aceitas para o tratamento localizado de formas não-invasivas da doença e para sua quimioprevenção na população de alto risco, levou-nos a propor, neste projeto, a combinação de nanocarreadores e vias de administração alternativas para gerar inovações aplicáveis ao tratamento e quimioprevenção da doença. Propomos utilizar combinações de agentes ativos de efeito anti-proliferativo, de inibição de cicloxigenase e citotóxico que, por serem capazes de atuar em vias diversas, promovam a potencialização dos efeitos preventivos ou terapêuticos contra tumores. Nanocarreadores serão desenvolvidos para as vias intraductal, subcutânea e tópica visando aplicação diretamente nas mamas. Formulações selecionadas terão tamanho de partícula, potencial zeta, propriedades reológicas, bioadesivas e de intumescimento caracterizadas. Será estudado como sua composição influencia o transporte dos ativos na/através da pele, o tempo de residência das formulações no tecido mamário, a liberação local de ativos e o potencial irritativo. Será avaliado como a nanoencapsulação e a associação entre ativos influencia os efeitos citotóxicos e anti-proliferativos da formulação em culturas de células tumorais 2D e em esferoides multicelulares 3D, bem como se esses efeitos são seletivos para células tumorais. Formulações selecionadas nestes modelos terão então sua eficácia estudada em modelos in vivo de câncer de mama. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, VANESSA F. M.; SALATA, GIOVANNA C.; DE MATOS, JENYFFER K. R.; COSTA-FERNANDEZ, SANDRA; CHORILLI, MARLUS; STEINER, ALEXANDRE A.; DE ARAUJO, GABRIEL L. B.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; COSTA-LOTUFO, V, LETICIA; LOPES, LUCIANA B. Optimization of composition and obtainment parameters of biocompatible nanoemulsions intended for intraductal administration of piplartine (piperlongumine) and mammary tissue targeting. International Journal of Pharmaceutics, v. 567, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.