Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de sílicas mesoporosas funcionais para liberação intracelular controlada de espécies bioativas

Resumo

Terapias com ação intracelular requerem o uso de nanocarreadores para efetuar o transporte, a proteção e controlar a liberação da espécie terapêutica dentro das células. Esses nanocarreadores são capturados pelas células por endocitose e ficam, inicialmente, aprisionados em compartimentos chamados de endossomos, que são organelas responsáveis pela digestão do material capturado. Este é o sitio de ação de vários tratamentos e, dependendo do tipo de terapia desejada, o carreador pode desempenhar funções distintas. No caso do uso em terapia gênica é necessário que o nanocarreador deixe o endossomo rapidamente para evitar a degradação do material genético antes do mesmo ser liberado no citosol. Já no caso de tratamento de doenças inflamatórias, degenerativas e infecciosas é necessário que o carreador permaneça nesse compartimento por longos períodos liberando o fármaco continuamente. No presente estudo, pretende-se desenvolver nanocarreadores à base de nanopartículas de sílica mesoporosas capazes de desempenhar tais ações intracelulares. Assim, neste estudo serão desenvolvidos protótipos de mecanismos químicos e físicos para controlar a liberação de fármacos e a saída do endossomo. Os mecanismos químicos para controlar a liberação de fármacos serão baseados na clivagem hidrolítica de ligações covalentes catalisadas pelo pH ácido do interior do endossomo. Abordagem semelhante será, também, usada para liberar fatores que causam a ruptura da membrana do endossomo. Os mecanismos físicos serão baseados na modificação das nanopartículas de sílica com nanopartículas superparamagnéticas, a fim de utilizar campos magnéticos externos para guiar o nanocarreador e, também, servir como estímulo para a liberação de espécies bioativas baseada no fenômeno da magnetotermia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MARIANA MENDONCA; BIZETO, MARCOS AUGUSTO. Kinetic analysis of pH influence on the fluorescein release from chitosan-coated mesoporous silica nanoparticles. JOURNAL OF POROUS MATERIALS, v. 27, n. 4 APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.