Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento ósseo como o principal determinante da regeneração após amputação da extremidade do dígito de camundongos

Processo: 19/09870-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de julho de 2019 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Henrique Marques Barbosa de Souza
Beneficiário:Henrique Marques Barbosa de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração tecidual 

Resumo

Regeneração em mamíferos é classicamente demonstrada em extremidades de dígitos de camundongo. Neste estudo, nós comparamos diferentes planos de amputação e mostramos que dígitos amputados distalmente formam novamente a extremidade do dígito mas falham em regenerar o cochim. Dígitos amputados proximalmente não formam a falange novamente, mas as demais estruturas (unha, pele e tecido conjuntivo), todas com capacidade intrínseca de regenerar, re-estabelecem sua integridade de forma indistinguível em dígitos amputados distalmente e proximalmente. Portanto, sugerimos que sinais osteogênicos e osteoprogenitores que são mantidos na amputação distal, mas eliminados na amputação proximal, são resonsáveis por re-estabelecer a extremidade do dígito após amputação distal. Apesar de desafiar o uso da extremidade de dígitos como um sistema modelo para regeneração de membros em mamíferos, este trabalho evidenciam o papel central do crescimento ósseo na regeneração de extremidade de dígitos e sugere que mecanismos que promovam a formação de articulações deveriam ser o principal alvo da medicina regenerativa visando a regeneração de dígitos e membros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENSIATE, L. A.; MARQUES-SOUZA, H. Bone growth as the main determinant of mouse digit tip regeneration after amputation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JUL 4 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.