Busca avançada
Ano de início
Entree

IV Encontro Internacional "bibliotecas, livrarias, arquivos: circulação letrada nos séculos XVI-XVIII - espaço lusófono"

Processo: 19/05591-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 29 de outubro de 2019 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Adma Fadul Muhana
Beneficiário:Adma Fadul Muhana
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História ibérica  Literatura portuguesa 

Resumo

O evento contará com 6 mesas, abordando a passagem do manuscrito ao livro, sua circulação e seu arquivamento em coleções que, ao fim, compõem as bibliotecas nacionais e as histórias literárias. Por seu enfoque específico, o evento conta com conferencistas e palestrantes, não estando aberto a comunicações; em seu lugar, propomos uma discussão de dissertações e teses em andamento de pós-graduandos dos cursos de Letras e História, com os conferencistas que a isso se dispuseram, a partir dos resumos que lhes serão apresentados pelos estudantes e pesquisadores das áreas em questão. Mesa 1 (Do escrito ao livro)Fernando BOUZA: Conferência Memoria escrita del poder moderno. Ilda Mendes dos SANTOS: República das Letras: a economia política das trocas letradas. Marcello MOREIRA: Poética e memória em manuscritura.Mesa 2 (O papel do papel)Rodrigo BENTES: O Discurso e a Noticia: manuscritos sobre a revolta de 1720. Isabel ALMEIDA: O gênero Comentários - uma reflexão.Roger CHARTIER: Conferência Materialidade dos textos, práticas de leitura.Mesa 3 (Os livros reunidos)Diogo Ramada CURTO: Conferência Cultura escrita e projetos imperiais.Iris KANTOR: Livrarias, livros e a manuscritos de geografia em instituições brasílicas.Federico PALOMO: La memoria del mundo: clero, erudición y cultura escrita. Mesa 4 (Bibliotecas lusitanas)Pedro RUEDA: Libros de António de Vieira en el mundo atlántico hispánico.Horácio COSTA: Literatura e cultura portuguesas na Nova Espanha.Pierre-Antoine FABRE: Conferência Un Père-général jésuite à l'époque de l'invention du catholicisme moderne.Mesa 5 (A circulação e o arquivamento dos livros)Antonio Camões GOUVEIA: As diretrizes acerca dos livros no Concílio de Trento.Maria do Socorro F. de CARVALHO: Livros de poesia editados no século XVII: presenças e ausências no acervo da BNRJ.João Adolfo HANSEN: Conferência História e Literatura.Mesa 6 (Apresentação de teses e dissertações) (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.