Busca avançada
Ano de início
Entree

VII Congresso Internacional da sociedade de Filosofia da Educação de língua portuguesa (SOFELP): pensar a educação em um mundo problemático - o olhar da filosofia

Processo: 19/05262-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 03 de setembro de 2019 - 05 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:José Sergio Fonseca de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ética  Educação escolar  Filosofia da educação  Formação 

Resumo

Em sua obra Éduquer pour un monde problèmatique, Michel Fabre afirma que o mundo se torna problemático na medida em que os referenciais que orientam a vida em comum se esvaem ou perdem sua legitimidade como respostas razoáveis aos dilemas e problemas de uma sociedade ou comunidade cultural. Um mundo problemático é, pois, aquele no qual já não mais podemos contar com as respostas em que de ordinário nos apoiávamos, sem que sequer soubéssemos que se tratavam de respostas, como afirma Arendt em seu ensaio sobre a crise na educação. Essa perda de referenciais sólidos e partilhados tem se espraiado pelas mais diferentes dimensões da existência humana e, no domínio da educação, se manifesta, por exemplo, nas incertezas sobre as formas e conteúdos que devem integrar a educação escolar, no questionamento acerca do significado e do lugar social do professor ou ainda nos princípios éticos e políticos a partir dos quais se podem justificar e legitimar a ação educativa. Um mundo problemático nos obriga, portanto, a avaliar as respostas que nos foram legadas, mas também a pôr em questão a própria pertinência da forma pela qual temos nos interrogado acerca dos procedimentos e da razão de ser da prática educativa.Diante desse contexto e proposta de reflexão, o evento será organizado da seguinte forma:03/09: Credenciamento e recepçãoConferência de abertura: Pensar a educação em um mundo problemáticoMesa Redonda 1: A experiência escolar e a função docente em um mundo problemático04/09: Sessões de comunicação de pesquisaMesa Redonda 2: Educação, domínio público e democracia em um mundo problemáticoMesa Redonda 3: Ética e educação em um mundo problemático05/09: Sessões de comunicação de pesquisaMesa Redonda 4: Educação, ideologia e emancipaçãoConferência de encerramento (AU)