Busca avançada
Ano de início
Entree

Testando o efeito Unruh com um sistema extenso acelerado

Processo: 19/12862-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de julho de 2019 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Daniel Augusto Turolla Vanzella
Beneficiário:Daniel Augusto Turolla Vanzella
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Foi demonstrado, no contexto de teoria quântica de campos no espaço-tempo de Minkowski, que o estado de vácuo é um estado térmico de acordo com observadores uniformemente acelerados - um resultado seminal conhecido como efeito Unruh. No entanto, afirmações recentes desafiaram esse resultado para sistemas extensos. Aqui, nós estudamos a dinâmica de um sistema extenso, uniformemente acelerado no vácuo. Nós mostramos que sua matriz densidade reduzida evolui para um estado térmico de Gibbs com temperatura local dada pela temperatura de Unruh T_U = hbar a/(2 pi c k_B), onde a é a aceleração própria espacialmente inomogênea do sistema - c é a velocidade da luz e k_B e hbar são as constantes de Boltzmann e de Planck reduzida, respectivamente. Isso prova que o estado de vácuo de fato induz termalização em um sistema extenso - que é tudo o que se pode esperar de um legítimo reservatório térmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULIANA LIMA, CESAR A.; BRITO, FREDERICO; HOYOS, JOSE A.; TUROLLA VANZELLA, DANIEL A. Probing the Unruh effect with an accelerated extended system. NATURE COMMUNICATIONS, v. 10, JUL 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.