Busca avançada
Ano de início
Entree

VIII Latin American school on computational neuroscience - LASCON 2020

Processo: 19/10696-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 06 de janeiro de 2020 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociência computacional 

Resumo

O objetivo da LASCON é fornecer a estudantes de pós-graduação, pós-docs e jovens pesquisadores uma introdução a métodos computacionais para modelagem e análise de neurônios e redes neuronais. Esses métodos serão ilustrados com o uso dos programas neuroConstruct, NEURON, NEST, MATLAB, XPPAUTO, Brian e Virtual Brain, de ampla utilização pela comunidade científica internacional. O corpo docente (professores e tutores) da escola será composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com grande experiência em neurociênciacomputacional e no uso dos programas citados acima. A escola terá a duração de um mês (06/01/2020 a 31/01/2020) e as atividades consistirão de aulas teóricas e palestras nas manhãs, tutoriais práticos nas tardes eexercícios computacionais e desenvolvimento de projetos pelos estudantes nas noites. Os principais temas cobertos serão: modelos biofisicamente detalhados de neurônios e redes de neurônios~ modelos simplificados de neurônios e redes de neurônios~ plasticidade sináptica e aprendizado neural~ análise de trens de disparo~ conectômica; dinâmica da conectividade funcional no cérebro~ codificação preditiva no cérebro~ modelos estocásticos em neurociência~ modelagem de potenciais de campo locais; estimulação cerebral; e psiquiatria computacional. Os alunos serão divididos em grupos de dois e cada grupo terá que desenvolver um projeto sobre um dos temas tratados na escola. A escolha dos temas e a formação dos grupos serão feitas no início da segunda semana. No dia 15/01 haverá entrevistas com os estudantes para a definição final de seus projetos. No dia 27/01 os estudantes farão apresentações sobre o andamento dos seus projetos, para obter comentários e sugestões dosprofessores e tutores. No último dia da escola, os estudantes apresentarão os resultados finais dos seus projetos em seminários de 20 minutos. (AU)