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1º Seminário Internacional de Educação da USP - A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios

Processo: 19/10881-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 26 de agosto de 2019 - 29 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública  Filosofia da educação  Cultura escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação e performatividade | cultura escolar | Escola E Democracia | escola pública | Escola Republicana | Reformas Curriculares | Filosofia da Educação

Resumo

O seminário "Escola Pública: Inflexões, Apagamentos e Desafios" a ser realizado no contexto dos cinquenta anos da Faculdade de Educação da USP tem o propósito de lembrar e por em discussão alguns dos fundamentos históricos da construção da moderna concepção de escola, e refletir sobre temas que impactam a escola brasileira na atualidade visando a uma compreensão do lugar social e político da escola pública no tempo presente. De modo mais específico o seminário tem como objetivos: 1) identificar parâmetros sócio-históricos do modelo moderno de escolarização na organização da forma de escola ainda em vigor 1) reconhecer os projetos educacionais configurados na ordem mundial neoliberal; 2) compreender os antecedentes históricos desse modelo neoliberal, especificamente retomando as premissas do que seria o modelo democrático de educação republicana; 3) reafirmar o direito à educação em suas variadas dimensões; 4) compreender o debate sobre a formação de professores em uma sociedade em mudança; 5) discriminar as vertentes do discurso educacional na atualidade. A igualdade de oportunidades na escola pública; o universalismo da escola republicana; a pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social; a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões; o lugar social da formação de professores; o futuro dos direitos humanos especificamente do direito à educação; todos esses assuntos são organizadores de temas e de problemas que deverão ser desenvolvidos por meio de mesas-redondas e de conferências que foram gestadas e engendradas a partir do questionamento das grandes perguntas que impactam a escola contemporânea. (AU)

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