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Análise experimental e numérica de escoamento em torno de perfis aerodinâmicos com protuberâncias e corpos de Ahmed

Processo: 19/07947-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Aluisio Viais Pantaleão
Beneficiário:Aluisio Viais Pantaleão
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Fluidodinâmica computacional 

Resumo

Túneis hidrodinâmicos têm sido utilizados em diversos campos da engenharia desde ofinal do século XIX, sendo que uma das principais aplicações é para o entendimento defenômenos atrelados à hidrodinâmica/aerodinâmica de veículos (terrestres, aéreos ou navais). No início dos anos 2000, deu-se à construção de dois túneis hidrodinâmicos nasdependências do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia deIlha Solteira, FEIS-UNESP. Fazendo uso desses túneis disponíveis no Laboratório de Visualização de Escoamentos da universidade, e dando continuidade às pesquisas realizadasnesses aparatos, são propostos dois trabalhos experimentais com viés aerodinâmico: noprimeiro, por meio de técnicas de visualização de escoamento, serão desenvolvidos ensaiosexperimentais com o propósito de entendimento e investigação da hidrodinâmica de nadadeiras de baleia Jubarte, cujas protuberâncias encontradas no bordo de ataque, decorrenteda especiação e adaptação ao meio ambiente desses animais, podem resultar em ganho dedesempenho para perfis aerodinâmicos empregados no setor aeronáutico. No segundo es-tudo, voltado para industria automobilística, prevê-se a simulação experimental de corposde Ahmed (benchmark semelhantes a caminhões, ônibus, trens e etc), primordialmentepara investigação via visualização de esteiras turbulentas, suas implicações e impactosna aerodinâmica veicular. Pretende-se estudar configurações geométricas importantes,tal como a disposição de corpos em tandem, reproduzindo condições operacionais de umcomboio de veículos. Ambos experimentos serão conduzidos, respectivamente, no túnelhidrodinâmico vertical e no túnel hidrodinâmico horizontal disponíveis no Laboratóriode Visualização de Escoamentos. Estes dois estudos serão acompanhados por simulaçõesnuméricas via CFD com o intuito de reproduzir os ensaios experimentais, para seremempregados no entendimento dos fenômenos físicos observados e posteriormente, propagar seusresultados em aplicações de engenharia associadas a pesquisa proposta. (AU)

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