Busca avançada
Ano de início
Entree

As Aventuras de D. Sebastião na Inglaterra: notícias sebastianistas, representação ibérica, disputas religiosas e conexões políticas (1579-1639)

Processo: 19/04470-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Luis Filipe Silverio Lima
Beneficiário:Luis Filipe Silverio Lima
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História do livro  História moderna  Messianismo 

Resumo

Este projeto pretende estudar a recepção na Inglaterra das notícias sobre D. Sebastião, Alcácer-Quibir e o Sebastião de Veneza, particularmente em torno dos panfletos sebastianistas, The Strangest Adventure that Ever Happened, The true historie of the late and lamentable aduentures of Don Sebastian e A continuation of the lamentable and admirable adventures traduzidos do francês e impressos em Londres entre 1601 e 1603. Observando tanto sua produção, circulação e posteriores adaptações, bem como sua inserção num cenário mais amplo da representação sobre mundo ibérico em geral - e de Portugal e D. Sebastião em particular - na Inglaterra moderna, a pesquisa buscará: 1) localizar as disputas constituintes do "sebastianismo letrado" em uma perspectiva transnacional e conectada; 2) problematizar as relações anglo-ibéricas e as representações da Ibéria na Inglaterra por meio da construção de um discurso milenarista e imperial no qual as tensões geradas pela União Ibérica e pela expansão habsburga na Europa sejam consideradas, focando o caso de Portugal em específico; 3) analisar essas fontes e as representações decorrentes tendo em vista os conflitos político-religiosos ingleses e anglo-ibéricos do momento ao mesmo tempo que pensá-las como possíveis marcadores das diversas posições em cada um desses momentos. Como produtos resultantes da pesquisa, para além da apresentação de trabalhos em congressos e publicações de artigos, pretende-se sistematizar a pesquisa documental realizada para disponibilizá-la na internet por meio de portais e sites de pesquisa histórica. (AU)