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Popular, musical e político: inovação no entendimento e na historiografia do teatro no Brasil e no Reino Unido

Processo: 19/00837-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Convênio/Acordo: Brunel University London
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Beneficiário:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Pesq. responsável no exterior: Grant Peterson Anderson
Instituição no exterior: Brunel University, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/02439-3 - Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo, AP.R
Assunto(s):História do teatro  Teatro popular  Teatro alternativo  Crítica teatral  Historiografia  Brasil  Inglaterra  Cooperação internacional 

Resumo

Embora geograficamente distantes, Brasil e Inglaterra apresentam questões semelhantes envolvendo a fortuna crítica do teatro e de outros tipos de espetáculos. No caso da Inglaterra, a atenção acadêmica tem privilegiado Shakespeare e gêneros teatrais tradicionais, arriscando-se a ignorar ou menosprezar gêneros como teatro de rua, musicais, teatro alternativo ou marginal. Da mesma maneira os gêneros dominantes no Brasil, estabelecidos perante referenciais principalmente europeus, também não incluíam, nos estudos acadêmicos, práticas performáticas e influências que se configuram como decoloniais tais como práticas afro-brasileiras e indígenas, circo, teatro musicado popular, entre outros. O objetivo desse projeto de cooperação interatlântica consiste em levantar possíveis lacunas em comum, compartilhar metodologias em historiografia do teatro, expandir o conhecimento sobre gêneros teatrais historicamente marginalizados ou pouco estudados na academia. Os resultados incluem uma série de conferências e seminários, reuniões de pesquisa e oficinas, bem como publicações em coautoria entre os professores participantes. (AU)

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