Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de jogos educacionais, usados como estratégias ativas de ensino, sobre o aprendizado, nível de estresse e ansiedade de alunos universitários

Processo: 19/05987-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Fernanda Klein Marcondes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Antonia Ramos de Azevedo
Assunto(s):Estresse  Fisiologia cardiovascular  Ensino  Ansiedade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | ensino | estresse | fisiologia cardiovascular | Fisiologia do estresse

Resumo

As avaliações do aprendizado constituem estressores, no ambiente acadêmico, e podem gerar medo, angústia e transtornos de ansiedade. Considerando que o estresse e a ansiedade frente às avaliações podem estar relacionados à insegurança do aluno sobre o conteúdo a ser avaliado, estratégias de ensino que aumentem a aprendizagem significativa podem contribuir para reduzir esta insegurança. Estratégias ativas de ensino-aprendizagem despertam a curiosidade, instigam a tomada de decisões e são bem aceitas pelos alunos, que retêm de forma mais consistente o conhecimento. Jogos educacionais constituem um exemplo de estratégia ativa de ensino. Pretende-se neste estudo avaliar a hipótese de que o uso de jogos educacionais, ao promoverem maior aprendizado, poderiam reduzir a ansiedade e o estresse do estudante antes de uma avaliação acadêmica. Serão convidados a participar do estudo 160 alunos do curso de Odontologia da FOP - UNICAMP, matriculados no segundo semestre do curso, em 2019 e 2020. Farão parte do estudo as atividades desenvolvidas nas aulas sobre Fisiologia do Coração e dos Sistemas de Controle da Pressão Arterial. Serão realizadas avaliações do aprendizado, após aulas que sejam somente teóricas e após o uso de jogos educacionais. Com relação ao aprendizado sobre Fisiologia Cardíaca, será comparado o desempenho nas avaliações de alunos que farão atividade com o quebra cabeça do ciclo cardíaco em 2019, com alunos que terão 1 aula teórica sobre o mesmo tema, em 2020. Com relação ao aprendizado sobre Sistemas de Controle da Pressão Arterial, será comparado o desempenho nas avaliações de alunos que terão 2 aulas teóricas sobre este tema em 2019, com alunos que farão atividades com o respectivo jogo educacional, em 2020. Para avaliação do aprendizado, serão aplicados testes com questões de múltipla escolha. Para avaliação do nível de estresse, serão coletadas amostras de saliva dos alunos, 15 min antes da realização de cada avaliação do aprendizado, para posterior dosagem de cortisol e alfa amilase. Para avaliação do nível de ansiedade será aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, imediatamente após a coleta de saliva. Também será avaliado se há correlação entre a percepção do aluno sobre a estratégia de ensino e seu desempenho em prova. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, LAIS TONO; DE LIMA, PATRICIA OLIVEIRA; CARVALHO, MAELINE SANTOS MORAIS; CASALE, KARINA RECHE; BETTIOLI, ANA LUISA; DE AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS; MARCONDES, FERNANDA KLEIN. Active learning methodology, associated to formative assessment, improved cardiac physiology knowledge and decreased pre-test stress and anxiety. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 14, p. 10-pg., . (19/05987-4, 22/12433-8)
CARDOZO, LAIS TONO; RAMOS DE AZEVEDO, MARIA ANTONIA; MORAIS CARVALHO, MAELINE SANTOS; COSTA, RAFAELA; DE LIMA, PATRICIA OLIVEIRA; MARCONDES, FERNANDA KLEIN. Effect of an active learning methodology combined with formative assessments on performance, test anxiety, and stress of university students. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION, v. 44, n. 4, p. 744-751, . (19/05987-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: