Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de estratégia de multi-biomarcadores em zebrafish como plataforma para estimar os efeitos neurocomportamentais induzidos por retardantes de chama

Processo: 18/24298-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Danielle Palma de Oliveira
Beneficiário:Danielle Palma de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Daniel Junqueira Dorta ; Flavia Renata Abe
Assunto(s):Biomarcadores  Danio rerio 

Resumo

Os retardantes de chama tem reduzido de forma eficaz as mortes e injúrias causadas por incêndios, sendo, assim, indiscutível a necessidade de seu uso em diversos bens de consumo. Dentre esses compostos, destacam-se os congêneres de Bifenilas Polibromadas (PBDEs) que são muito eficientes na mitigação do processo de combustão, reduzindo a propagação de chamas, além de serem de baixo custo. Porém, diversos estudos têm demonstrado a capacidade de indução de diversos efeitos tóxicos após a exposição a estes compostos. Assim, existe uma tendência internacional de substituir esses compostos, sendo que o dietilfosfinato de alumínio (ALPI) tem sido sugerido como um potencial retardante alternativo. Porém, para que a substituição seja segura para a população em geral e para o ambiente, é necessária a avaliação da toxicidade deste novo composto, visando comparar a segurança com os compostos que já estão disponíveis no mercado. Dentro deste contexto, o presente projeto visa a avaliação da indução de efeitos neurocomportamentais precoces induzidos pelo ALPI em comparação com os efeitos induzidos por PBDEs selecionados. Para tanto, propomos o estabelecimento de uma estratégia de multi-biomarcadores nos estágios iniciais de Danio rerio, visando estimar efeitos no SNC. Assim, propomos a utilização combinada de duas ferramentas de alta performance: i) o equipamento Zebrabox, que monitora por meio de vídeos o comportamento natatório de larvas em diferentes condições de luz e, ii) a ferramenta de software, DanioScope que avalia o perfil de movimentação embrionária. Para complementar essas análises, propomos a avalição da atividade da enzima colinesterase, como biomarcador bioquímico de neurotoxicidade. Adicionalmente, como a manutenção da homeostasia dos organismos frente a estressores químicos pode ser energeticamente custosa, propomos também a utilização de biomarcadores de balanço energético. Desta forma, o presente projeto visa realizar uma abordagem integrada da neurotoxicidade induzida por representantes de retardantes de chama, fornecendo subsídios para tomada de decisão em relação à substituição dos compostos atualmente utilizados. Adicionalmente, os resultados serão úteis no estabelecimento de padrões de segurança para estes compostos, com vistas à saúde humana e à conservação de comunidades aquáticas. Ainda, a aprovação da presente proposta irá propiciar um grande desenvolvimento na linha de pesquisa do Laboratório de Toxicologia Ambiental, além de complementar os ensaios já realizados. O projeto irá ainda contribuir grandemente com a formação recursos humanos especializados, visto que contará com a participação de alunos de mestrado e doutorado, além de pós doutorandos. Por fim, o projeto irá favorecer a colaboração entre pesquisadores a curto e médio prazo, pois a estratégia de biomarcadores poderá ser utilizada em outras pesquisas de efeitos de compostos no SNC, sejam no campo da Toxicologia, seja no campo da farmacologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABE, FLAVIA RENATA; SOARES DE OLIVEIRA, ANDREIA AVILA; MARINO, RENAN VIEIRA; RIZZI RIALTO, TAISA CARLA; OLIVEIRA, DANIELLE PALMA; DORTA, DANIEL JUNQUEIRA. A comparison of developmental toxicity of brominated and halogen-free flame retardant on zebrafish. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 208, JAN 15 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.