Busca avançada
Ano de início
Entree

Moldagem por injeção de juntas híbridas polímero-metal

Processo: 18/24296-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Leonardo Bresciani Canto
Beneficiário:Leonardo Bresciani Canto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Moldagem por injeção 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estruturas híbridas | juntas polímero-metal | moldagem por injeção | Polímeros, Aplicações

Resumo

Juntas híbridas polímero-metal têm sido cada vez mais empregadas em vários setores industriais pelo fato de conseguirem aliar a resistência mecânica dos metais com a processabilidade, flexibilidade de design, leveza e durabilidade dos polímeros. Nesse contexto, este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de juntas híbridas fabricadas pela técnica de moldagem por injeção de polímero sobre inserto metálico. Esse estudo será conduzido por alunos de graduação e pós-graduação, sob orientação do proponente, no âmbito de uma colaboração com a Universidade Tecnológica de Graz (TUGraz) da Áustria. Serão estudadas juntas de policarbonato (PC) e liga de alumínio AA6061, com foco de aplicação na indústria automobilística, e de biocompósito de polietileno de alta densidade e hidroxiapatita (HDPE-HA) e liga de titânio Ti6Al4V, voltada para a área biomédica. As juntas serão preparadas em máquina injetora automática, em diferentes condições (temperatura, pressão e tempo) de processamento. Os insertos metálicos receberão tratamento superficial para a melhoria da resistência interfacial das juntas. A resistência mecânica estática dessas juntas será avaliada por ensaio de cisalhamento e a durabilidade mecânica por ensaio de fadiga dinâmica. Algumas juntas selecionadas serão submetidas a envelhecimento acelerado e posteriormente ensaiadas. A interface polímero-metal será caracterizada por microscopia ótica (OM), eletrônica de varredura (SEM) e confocal a laser, buscando-se identificar os mecanismos de união e de falha das juntas. Os resultados serão analisados no âmbito de uma correlação entre condições de processamento, microestrutura e propriedades das juntas, buscando-se produzir e difundir conhecimento científico e tecnológico nessa área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, B. S. S.; GUIGUER, E. L.; BIANCHI, O.; CANTO, L. B.. Non-isothermal cure kinetics of an anhydride-cured cycloaliphatic/aromatic epoxy system in the presence of a reactive diluent. Thermochimica Acta, v. 717, p. 12-pg., . (18/24296-0)
VASCONCELOS, RAYANA L. L.; OLIVEIRA, GEAN H. M.; AMANCIO-FILHO, SERGIO T. T.; CANTO, LEONARDO B. B.. Injection overmolding of polymer-metal hybrid structures: A review. POLYMER ENGINEERING AND SCIENCE, v. N/A, p. 32-pg., . (18/24051-7, 18/24296-0, 19/17416-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.