Busca avançada
Ano de início
Entree

Dietas populares e risco de mortalidade e eventos cardiovasculares: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados.

Processo: 19/02415-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Dietética
Pesquisador responsável:Regina Paolucci El Dib
Beneficiário:Regina Paolucci El Dib
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados: Bradley Clark Johnston
Assunto(s):Padrão alimentar  Revisão sistemática  Mortalidade  Doenças cardiovasculares 

Resumo

As dietas populares estão amplamente disponíveis para o público em geral, fornecendo recomendações estruturadas de dieta e estilo de vida por meio de livros populares e internet. Esses programas representam uma indústria multibilionária. Debates sobre o mérito dessas dietas também é acompanhado por propagandas que afirmam que a composição de macronutrientes é superior, como por exemplo uma dieta com baixo teor de carboidratos seria melhor que uma dieta com baixo teor de gordura. Estabelecer qual das principais dietas populares é mais eficaz é importante porque pacientes com risco de mortalidade e eventos cardiovasculares muitas vezes querem saber qual dieta resulta numa baixa taxa de eventos indesejáveis. Uma revisão sistemática das evidências existentes, incluindo avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos randomizados, bem como verificar a certeza das evidências é necessária para esclarecer a seguinte pergunta clínica "Em adultos com múltiplos fatores de riscos cardiovasculares, qual é o impacto das dietas populares na incidência de mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular e eventos adversos cardiovasculares maiores?". O projeto de pesquisa será realizado no Departamento de Biociências da Unesp, Brasil, junto com a equipe internacional que desenvolve recomendações confiáveis em nutrição - NutriRECS (http://nutrirecs.com), Canadá. Será realizada uma revisão sistemática e as seguintes bases de dados serão pesquisadas: PubMed, CENTRAL, EMBASE, CINAHL e LILACS. A revisão sistemática será enviada para a revista JAMA: The Journal of the American Medical Association (fator de impacto 47.7) - o colaborador deste projeto publicou semelhante revisão em 2014, sobre dietas populares e adultos obesos (Johnston 2014). (AU)