Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos multienzimáticos bacterianos que regulam a homeostase celular em resposta a estresses ambientais

Processo: 19/08514-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Marilis Do Valle Marques
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marcio Vinicius Bertacine Dias ; Tie Koide
Assunto(s):Bactérias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bactérias | degradossomo de RNA | resposta a estresses | transporte de ferro | Resposta bacteriana a estresses

Resumo

Caulobacter crescentus é uma alfa-proteobactéria oligotrófica que são importantes na reciclagem de matéria orgânica proveniente principalmente de material vegetal em decomposição. Esta bactéria é muito bem adaptada a sobreviver em condições de baixo teor nutricional e em baixa temperatura, e possui como diferencial um ciclo de diferenciação celular. Complexos multienzimáticos exercem funções vitais para a sobrevivência da célula, especialmente em condições de estresse, onde cada proteína do complexo tem uma função específica e colabora para o resultado final. Em baixa temperatura as moléculas de RNA tendem a formar estruturas secundárias estáveis, dificultando sua tradução e degradação, e as RNA helicases são ativadas, podendo estar associadas ao degradossomo de RNA. O degradossomo de RNA é um complexo multienzimático que atua como maquinário de processamento do RNA ribossômico e de degradação do mRNA, afetando assim a expressão gênica. O sistema TonB-ExbB-ExbD-Receptor é um complexo multienzimático envolvido na homeostase do ferro intracelular, responsável pela passagem de complexos sideróforo-ferro pela membrana externa da bactéria. O objetivo principal deste projeto é definir a participação de alguns participantes destes complexos proteicos nestes sistemas de C. crescentus. O papel das RNA helicases da família DEAD-box no processamento dos RNAs celulares será avaliado em diferentes condições de crescimento por analise transcriptomica global. Também serão identificados os RNAs, particularmente sRNAs e mRNAs, que interagem com o degradossomo, e será definido os sítios de interação da helicase com o degradossomo. Para estudar os sistemas de transporte de ferro, este projeto propõe definir os papeis de diferentes componentes destes sistemas, identificando o complexo férrico transportado, caracterizando a cinética de transporte, e determinando a estrutura e o papel de proteínas acessórias que ainda não foram estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, HUGO L.; MARTINS, BIANCA P.; VICENTE, ALEXANDRE M.; LORENZETTI, ALAN P. R.; KOIDE, TIE; MARQUES, V, MARILIS. Cold Regulation of Genes Encoding Ion Transport Systems in the Oligotrophic Bacterium Caulobacter crescentus. MICROBIOLOGY SPECTRUM, v. 9, n. 1, . (19/08514-0, 18/17309-8, 19/13440-5, 14/13552-4, 17/03052-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.