Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise teórico-experimental da quebra de simetria transversal, dos deslocamentos laterais, dos desvios angulares e da oscilação da luz na propagação de feixes óticos em blocos dielétricos.

Processo: 19/06382-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Stefano de Leo
Beneficiário:Stefano de Leo
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica 

Resumo

O projeto teráuma tríplice finalidade:1) aprimorar o trabalho teórico sobre a quebra de simetria axial na propagação de feixe óticosem dielétricos, estudar os fenômenos de oscilação da luz presentes quando o deslocamentode Goos Hänchen e os desvios angulares atuam simultaneamente, analisar os efeito causadosna intensidade da luz pela interferência entre diferentes polarizações e as consequentes oscilaçõesna potência dos lasers e, enfim, estender os resultados obtidos para a propagação da luzemblocos dielétricos onde as interfaces dielétrico/ar/dielétrico podem ser tratadas separadamenteao caso em que a luz propaga em dielétricos estratificados que simulam barreiras depotencias típicas da Mecânica Quântica estudando, em particular, o tunelamento ressonantee como a presença da fase de Goos-Hänchen e a quebra de simetria possam influenciar asmedidas feitas em Elipsometria;2) fortalecer as recentes colaborações científicas entre o Grupo Teórico do Prof. StefanoDe Leo (Imecc/UNICAMP) e os Grupos Experimentais do prof. Maurizio Martino da Universidadedo Salento (Lecce, Itália), dos Profs. José A. Oliveira-Huguenin, Ladário da Silva,Silvânia Carvalho da UFFF de Volta Redonda e do Prof. Luis Araújo do Ifgw da UNICAMP;3) possibilitar intercâmbios de alunos brasileiros e italianos interessados na pesquisateórico/experimental em Ótica e dar continuidade à colaboração científica entre a Universidadedo Salento, a UFF e a UNICAMP e se possível ampliar a investigação científica incluindonovas áreas de pesquisa onde a presença de fenômenos similares ao deslocamento de Goos-Hänchen e à quebra de simetria permitam de aplicar os resultados recentemente obtidos emÓtica, como, por exemplo, a propagação de elétrons em estrutura de grafeno (equação deDirac) e a propagação de ondas sísmicas (equações de Zoeppritz). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LEO, STEFANO. Laser planar trapping. LASER PHYSICS LETTERS, v. 17, n. 11 NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
DE LEO, STEFANO; DUCATI, GISELE. The quaternionic Goos-Hanchen shift. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL PLUS, v. 135, n. 9 SEP 15 2020. Citações Web of Science: 0.
DE LEO, STEFANO; MAIA, GABRIEL G. Lateral shifts and angular deviations of Gaussian optical beams reflected by and transmitted through dielectric blocks: a tutorial review. JOURNAL OF MODERN OPTICS, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.