Busca avançada
Ano de início
Entree

Elucidação de mecanismos genéticos envolvidos na hidrólise de biomassa vegetal por meio de genômica funcional

Resumo

O gênero Trichoderma é de grande importância biotecnológica devido, à capacidade, que os fungos deste grupo apresentam na degradação de substratos celulósicos e geração de açúcares livres, que podem por sua vez ser explorados para a produção de biocombustível, com especial atenção para a bioetanol. Neste contexto o presente projeto tem como principal objetivo realizar um estudo sistemático focando no genoma funcional de diferentes espécies pertencentes ao gênero Trichoderma, incluindo: T. harzianum IOC-3844, T. harzianum CBMAI-0179, T. reesei CBMAI-0711 e T. atroviride CBMAI-0020, visando estabelecer as bases genéticas relacionadas com a eficácia do metabolismo de carboidratos. Para isso, dados de genômica estrutural gerados por meio da construção de bibliotecas de BACs especificas para cada linhagem serão correlacionados com dados de RNA-Seq dos fungos crescidos em condições de degradação de biomassa a fim de analisar o nível de expressão/regulação dos genes alvos. Com os resultados de expressão gênica, redes de co-regulação gênica serão construídas, uma vez que estas evidenciam quais as relações de regulação entre os diferentes genes. Uma vez obtidas essas redes, a busca por genes alvo será realizada a fim de identificar genes candidatos a ação de fatores de transcrição relacionados a vias de catabolismo de carboidratos, afim de buscar por mecanismos/genes comuns compartilhados entre as espécies. Ademais, pretende-se caracterizar bioquimicamente esses gene-alvos com estudos de expressão hieróloga de proteínas. Dessa forma, o presente estudo propõe adicionar novas informações quanto ao mecanismo genético relacionado ao processo de degradação de biomassa em Trichoderma spp., permitindo a identificação de genes chave para o desenvolvimento/melhoria de coquetéis enzimáticos destinados a produção de bioetanol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL MOTTA, MARIA LORENZA; FERREIRA FILHO, JAIRE ALVES; DE MELO, RICARDO RODRIGUES; ZANPHORLIN, LETICIA MARIA; DOS SANTOS, CLELTON APARECIDO; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. A novel fungal metal-dependent alpha-l-arabinofuranosidase of family 54 glycoside hydrolase shows expanded substrate specificity. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1 MAY 26 2021. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA FILHO, JAIRE A.; HORTA, MARIA AUGUSTA C.; DOS SANTOS, CLELTON A.; ALMEIDA, DEBORAH A.; MURAD, NATALIA F.; MENDES, JULIANO S.; SFORCA, DANILO A.; SILVA, CLAUDIO BENICIO C.; CRUCELLO, ALINE; DE SOUZA, ANETE P. ``Integrative genomic analysis of the bioprospection of regulators and accessory enzymes associated with cellulose degradation in a filamentous fungus (Trichoderma harzianum){''}. BMC Genomics, v. 21, n. 1 NOV 2 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.