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Estratégias cidadãs para políticas públicas de alcance tecnocomunicacional na Smartcity: aporte científico-social dos 20 anos de estudos do projeto 22@Barcelona

Processo: 19/08256-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Celso da Silva
Beneficiário:Paulo Celso da Silva
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas 

Resumo

O projeto pretende executar uma revisão sistemática de nossa produção teórico-bibliográfica acerca do Projeto 22@BCN, mas também do que foi produzido entre 1998-2019 e, ainda das Políticas Públicas desenvolvidas no mesmo período para dar conta das transformações sociais e urbanas no local. Entre 2001-2002 desenvolvemos o projeto "As cidades do conhecimento: planos e estratégias para a cidadania e as cidades do século XXI: um estudo a partir de Barcelona" (FAPESP - 00/07672-4), momento o qual o Projeto 22 @ BCN encontrava-se em fase inicial. Entretanto, o processo já estava em curso desde 1998, quando a prefeitura de Barcelona tornava pública a chamada de sugestões, para melhoria e ampliação do documento oficial, por parte da sociedade civil organizada. Finalmente, em 2000 a Subcomissão de urbanismo do município de Barcelona aprova a Modificação do Plano Diretor criando o distrito de atividades 22@BCN. Passadas duas décadas, faz necessário compreender como a relação entre o espaço e as formas tecnocomunicacionais implantadas na cidade modificaram o viver e a participação nas decisões governamentais Assim, o objetivo geral será levantar e compreender a participação cidadã na criação e aplicação de políticas públicas e ações no bairro do Poblenou, locus do Projeto 22@BCN, que triangula normativas oficiais, mídias/tecnologias e lugar/identidade. Para alcançar tal objetivo, seguimos com o mixed methods, desenvolvido em pesquisa anterior (FAPESP: 2016/23386-0) tendo em vista que o levantamento de dados, quantitativos e qualitativos, será necessário. Conceitos desenvolvidos anteriormente, como Mídia Territorial e Smartcity continuam sendo atualizados para maior compreensão da temática da comunicação urbana contemporânea. (AU)