Busca avançada
Ano de início
Entree

Da descoberta à validação de alvos prognósticos para o câncer de boca em biópsias líquidas

Resumo

O Carcinoma de Células Escamosas (CEC) é o tipo mais comum de Câncer Oral e é uma malignidade de origem epitelial, derivada do epitélio escamoso estratificado. Apesar do avanço no tratamento de CEC ao longo dos anos, a taxa de sobrevida ainda é muito baixa, sendo que 50% dos casos avançados falecem em aproximadamente 5 anos. Além disso, o prognóstico e as estratégias de tratamento são definidos principalmente a partir da classificação dada pelo TNM. Dessa forma, a identificação de assinaturas biológicas poderá complementar a decisão clínica. A análise proteômica baseada em descoberta combinada com a direcionada a alvos, associada à Biologia Computacional são técnicas robustas usadas na atualidade para identificar, quantificar e classificar assinaturas prognósticas em diferentes tipos de câncer. Além disso, os resultados originais, recentes e promissores do grupo, principalmente utilizando biópsias líquidas reforçam o potencial uso dessas estratégias. Considerando que o pior prognóstico em pacientes com CEC envolve a metástase no linfonodo, esse projeto visa na fase descoberta (i) identificar um conjunto de proteínas chamada nesse projeto de painel de assinaturas com significado prognóstico a partir da (1) saliva e (2) lágrima de pacientes com CEC oral e de indivíduos controle saudáveis; em uma segunda fase (ii) verificar essas assinaturas também em plasma e em um grupo independente de pacientes por meio de proteômica baseada em alvos, e na terceira fase (iii) validar as assinaturas por meio da combinação de métodos de proteômica baseada em alvos, imuno-histoquímica e Enzyme-Linked Immunosorbent Assays (ELISA). A estratégia proposta nesse projeto é muito promissora para a comunidade científica da área de Câncer de Cabeça e Pescoço, bem como para a proteômica baseada em espectrometria de massas, como demonstrado pelo recente trabalho do grupo reconhecido e publicado na Nature Communications (Carnielli, Macedo, De Rossi, Granato et al., 2018). Espera-se que a assinatura com valor prognóstico a partir da análise de biópsias líquidas possa aprimorar a decisão clínica para as modalidades de tratamento e, com isso, melhorar a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
E COSTA, RUTE A. P.; GRANATO, DANIELA C.; TRINO, LUCIANA D.; YOKOO, SAMI; CARNIELLI, CAROLINA M.; KAWAHARA, REBECA; DOMINGUES, ROMENIA R.; PAULETTI, BIANCA ALVES; NEVES, LEANDRO XAVIER; SANTANA, ALINE G.; PAULO, JOAO A.; ARAGAO, ANNELIZE Z. B.; HELENO BATISTA, FERNANDA APARECIDA; MIGLIORINI FIGUEIRA, ANA CAROLINA; LAURINDO, FRANCISCO R. M.; FERNANDES, DENISE; HANSEN, HINRICH P.; SQUINA, FABIO; GYGI, STEVEN P.; PAES LEME, ADRIANA F. ADAM17 cytoplasmic domain modulates Thioredoxin-1 conformation and activity. REDOX BIOLOGY, v. 37, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.