Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenharia de Software e Tecnologias Educacionais: Estabelecendo Mecanismos de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

Processo: 18/26636-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2019 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adenilso da Silva Simão ; Jose Carlos Maldonado ; Márcio Eduardo Delamaro ; Rosana Teresinha Vaccare Braga ; Simone Do Rocio Senger de Souza
Auxílios(s) vinculado(s):19/23474-4 - Colaborações de pesquisa entre QUB e USP: explorando áreas para colaborações conjuntas de pesquisa em teste de software, AP.R SPRINT
Assunto(s):Educação aberta  Aprendizagem móvel  Engenharia de software  Tecnologia educacional  Metodologia ativa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Móvel | Educação Aberta | Engenharia de Software | Metodologias Ativas | tecnologias educacionais | Engenharia de Software

Resumo

Ao longo dos últimos anos, o processo educacional vem passando por uma significativa transformação, incorporando tecnologias que proporcionam amplo acesso a uma diversidade de aplicações educacionais, além de promoverem maior interação, colaboração e comunicação entre aprendizes e professores. Apesar dos benefícios associados, o estabelecimento e adoção de tecnologias educacionais é uma atividade complexa do ponto de vista técnico. Entre os problemas encontrados, destaca-se a grande exigência por requisitos de qualidade, principalmente em aplicações educacionais que possuem inúmeros usuários com necessidades distintas, constantes mudanças de requisitos, separação de interesses, compartilhamento de recursos, uso de diferentes dispositivos de acesso, entre outros aspectos. Em uma perspectiva distinta mas relacionada, a Engenharia de Software caracteriza-se pelo estabelecimento de processos, métodos, técnicas e ferramentas para a produção de aplicações com qualidade. Nesse sentido, este projeto tem como principal objetivo fomentar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em duas áreas de interesse: Engenharia de Software e Tecnologias Educacionais. A integração das áreas ocorre à medida que os processos, métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software, associados a Tecnologias Educacionais, são investigados e utilizados no projeto e desenvolvimento de aplicações educacionais. Em contrapartida, o próprio domínio de Engenharia de Software deve ser explorado na validação das aplicações educacionais desenvolvidas, particularmente no que se refere ao ensino das subáreas de Teste de Software e Gerenciamento de Projetos. Ressalta-se que o projeto possui caráter multi e interdisciplinar e, a partir de sua execução, espera-se contribuir de maneira efetiva para o estabelecimento e adoção de práticas e mecanismos inovadores de ensino e aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DE OLIVEIRA SESTITO, CAMILA DIAS; DE DEUS, WILLIAM SIMAO; SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Role-Playing Games for Fostering Communication and Negotiation Skills. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, . (18/26636-2, 18/15163-6)
SCATALON, LILIAN PASSOS; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Using an Experimental Framework to Support Variables Selection: An Exploratory Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING AND KNOWLEDGE ENGINEERING, v. 31, n. 05, p. 677-692, . (14/06656-8, 18/26636-2)
DE DEUS, WILLIAM SIMAO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. A Systematic Mapping of the Classification of Open Educational Resources for Computer Science Education in Digital Sources. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, . (18/26636-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.