Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do fortalecimento dos músculos flexores plantares na marcha de crianças com pé equino idiopático: ensaio clínico controlado randomizado

Resumo

A marcha de crianças com pé equino idiopático (PEI) é caracterizada pela ativação prematura dos flexores plantares e sobreposição de sua atividade sobre os dorsiflexores. Em alguns casos o equino pode ser causado por fraqueza do músculo tríceps sural. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é verificar o efeito do fortalecimento dos flexores plantares associado ao tratamento convencional em crianças com PEI. Serão recrutadas 30 crianças com diagnóstico de PEI, entre cinco e 11 anos de idade, de ambos os sexos, randomizadas em dois grupos: Grupo Controle: será submetido ao treino de marcha, alongamento do músculo tríceps sural, fortalecimento do músculo tibial anterior e treino sensório motor. Grupo Intervenção: realizará os mesmos procedimentos do Grupo Controle, acrescido de fortalecimento do musculo tríceps sural. As intervenções terão duração de oito semanas e serão compostas pela análise cinemática da marcha, amplitude passiva de movimento de dorsiflexão; dinamometria isométrica dos músculos tibial anterior e tríceps sural, coordenação motora e qualidade de vida. Seis meses após a randomização (follow-up) será reavaliada a qualidade de vida dos participantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, VANESSA; ARREBOLA, LUCAS; DE OLIVEIRA, PEDRO; YI, LIU. Investigation of Muscle Strength, Motor Coordination and Balance in Children with Idiopathic Toe Walking: A Case-control Study. Developmental Neurorehabilitation, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.