Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação de ítrio em lâmpadas LED por processo hidrometalúrgico

Processo: 19/09669-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Denise Crocce Romano Espinosa
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jaqueline Benvenuti ; Jorge Alberto Soares Tenório
Assunto(s):Hidrometalurgia  Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos  Mineração urbana  Terras raras  Ítrio  Lâmpadas fluorescentes  LED 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hydrometallurgical process | Led | Rare earth elements recovery | waste electrical and electronic equipment | Yttrium | Hidrometalurgia

Resumo

A eficiência energética e apelo ambiental do uso de lâmpadas LED frente às incandescentes e fluorescentes têm colaborado para a difusão e incorporação desse produto no mercado de iluminação com a geração crescente do seu resíduo. Ao contrário do estabelecido por lei para as lâmpadas fluorescentes, as LED não possuem logística reversa obrigatória. Com isso, não há ainda força motriz para a coleta e tratamento desse resíduo, sobretudo a recuperação de metais valiosos pode fomentar essa logística. É perceptível a necessidade de destinação desse resíduo de equipamento eletroeletrônico. Além da possibilidade em recuperar metais como a prata, o cobre, o gálio e os terras raras, seriam evitadas as contaminações de solos e de corpos hídricos com elementos prejudiciais, como o chumbo. A mineração urbana é alternativa promissora para fomento da valorização e tratamento das lâmpadas LED, que reduz a perda de materiais estratégicos como os terras raras. Fato que favorece a proposta de uma economia circular. Portanto, torna-se atraente a recuperação de metais em lâmpadas LED ao fim da vida útil, que é uma atividade ainda pouco estudada. Vislumbrando motivar o tratamento do resíduo de lâmpadas LED e favorecer sua valorização e reciclagem o presente projeto objetiva estudar a recuperação de ítrio de lâmpadas LED. Para tal, serão realizados a revisão da literatura, a coleta, o processamento físico, a caracterização das lâmpadas LED, a simulação de diagramas e reações metalúrgicas em software de termodinâmica e a extração do ítrio, por meio de processo hidrometalúrgico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, R. P.; BENVENUTI, J.; ESPINOSA, D. C. R.. A review of the current progress in recycling technologies for gallium and rare earth elements from light-emitting diodes. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 145, . (19/09669-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.