Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações de nanopartículas de ouro ultrapequenas com proteínas e células

Processo: 19/04372-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2019 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Alioscka Augusto Sousa
Beneficiário:Alioscka Augusto Sousa
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas  Nanomedicina  Biofísica 

Resumo

Nanopartículas (NPs) de ouro ultrapequenas constituem uma emergente e interessante classe de nanomateriais. Suas propriedades físicoquímicas podem ser moduladas de forma a interagirem controladamente com biomoléculas e células. Dessa maneira elas apresentam propriedades vantajosas e podem servir de apoio em diversas aplicações biomédicas e pesquisas de base. Entretanto, apesar de todo o progresso alcançado até agora, pouco ainda se sabe sobre vários aspectos chaves e fundamentais para o entendimento de interações de NPs com proteínas e células - particularmente acerca de mecanismos moleculares de interação e suas consequências funcionais. Por isso, propomos aqui uma série de novos estudos bioquímicos, biofísicos e de biologia celular para o avanço do conhecimento fundamental sobre as interações de NPs em sistemas biológicos. O projeto é dividido em três principais áreas de investigação. Subprojeto #1: Medidas quantitativas de cinética de ligação e simulações computacionais serão realizadas para fornecer novas informações sobre os mecanismos moleculares de interação NP-proteína. Subprojeto #2: A influência da ligação de NPs na estrutura e função de proteínas será estudada com foco na regulação alostérica de enzimas. Subprojeto #3: As biointerações de NPs em um contexto celular serão estudadas por meio do processo de endocitose levando-se em conta a influência do glicocálix na internalização das partículas. Inicialmente, NPs fluorescentes de poliestireno serão utilizadas como modelo nos ensaios celulares, enquanto o objetivo de longo prazo será investigar as interações celulares de nanoclusters fluorescentes de ouro. Ao mesmo tempo que os cinco subprojetos propostos são desenvolvidos, individualmente, ele têm, naturalmente, uma interconexão que permite o entendimento integrado sobre as interações de NPs ultrapequenas em sistemas biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.