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Falha induzida por instabilidade em compósitos estruturais sob compressão longitudinal

Processo: 19/00917-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Convênio/Acordo: Consórcio de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Alfredo Rocha de Faria
Beneficiário:Alfredo Rocha de Faria
Pesq. responsável no exterior: John Montesano
Instituição no exterior: University of Waterloo, Canadá
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/09251-0 - Design for residual stress (DRS) na manufatura de engrenagens: uma abordagem indústria 4.0, AP.R
Assunto(s):Mecânica computacional  Mecânica do dano  Método dos elementos finitos  Detecção de falhas  Estrutura de aeronaves  Cooperação internacional 

Resumo

Vários tipos de carregamentos são encontrados em aplicações práticas que podem levar a tensões de compressão na direção longitudinal. Portanto, a necessidade de se investigar potenciais falhas devido a tensões de compressão na direção longitudinal é evidente. Adicionalmente, carregamentos últimos de falha podem ser confiavelmente previstos somente se modelos de falha forem capazes de identificar a iminência de início de dano e sua subsequente propagação até a falha catastrófica. Espera-se que essa proposta de pesquisa preliminar estimule uma cooperação criativa e produtiva para viabilizar projetos de colaboração futuros nas áreas de tolerância ao dano, impactos em baixa e alta velocidade, modelagem de falha sob compressão no nível da lâmina, efeitos de taxa de deformação e ensaios dinâmicos utilizando equipamentos disponíveis no ITA (torre de impacto, barra de Hopkinson e câmara de alta velocidade) e na University of Waterloo (máquinas de ensaio em compressão, carregamento combinado e fadiga). No longo prazo o objetivo é expandir a pesquisa de modelos de tolerância ao dano para compósitos termoplásticos, uma tendência que parece levar a possibilidade quase ilimitadas em termos de redução de custos e melhoria de desempenho de aeroestruturas de compósitos. (AU)