Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de agentes indutores abióticos no metabolismo secundário de micro-organismos endofíticos

Resumo

O nosso grupo de estudos, instalado no Laboratório de Bioquímica Micromolecular de Micro-organismos (LaBioMMi), Depto. de Química da UFSCar, desde 1996, vem se dedicando ao estudo do metabolismo secundário de fungos e bactérias endofíticos visando contribuições no entendimento do acúmulo de produtos naturais importantes em tecidos vegetais, e também à busca de novas moléculas de origem microbiana. No nosso último projeto, nos dedicamos ao estudo de micro-organismos endofíticos coletados em plantas acumuladoras de terpenóides. Ao final daquele projeto, iniciamos estudos de indução metabólica para estimular a produção de terpenóides por estes micro-organismos. Exemplos de uso de fatores abióticos na indução de novos metabólitos microbianos já constam na literatura. O nosso grupo já contribuiu também com alguns desses dados. No entanto, essas induções metabólicas são sempre imprevisíveis e aleatórias. Isso significa que não há muitos estudos que buscassem o entendimento desses processos de indução. Com o presente projeto, pretendemos não somente ampliar o número de exemplos, usando diversas cepas e diferentes indutores, como halogenetos, cátions de metais de transição, e luz UV-Vis, mas também fazer esforços no sentido de contribuir para melhorar a compreensão dos mecanismos dessas induções. Através destes estudos, que envolverão identificação de metabólitos induzidos, e análises proteômicas, ainda que preliminares, esperamos poder supor que enzimas agem se adaptando às diferentes composições dos nutrientes fornecidos e luz UV-Vis. Embora não seja o objetivo principal neste projeto, como em estudos anteriores, as substâncias obtidas nestes experimentos deverão ser avaliadas em alguns bioensaios para verificar as potencialidades de usos desses compostos em problemas de saúde humana. Ensaios de antibiose poderão ser feitos no LaBioMMi e, aqueles para detectar compostos antiparasitários e antivirais, no grupo do Prof. Celso Nakamura, na UEM, conforme temos feito em outros trabalhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAZIOLI, JAQUELINE MORAES; FILL, TAICIA PACHECO; ROCHA, MARINA CAMPOS; MALAVAZI, IRAN; RODRIGUES FILHO, EDSON; DE MEDEIROS, LIVIA SOMAN. Perylenequinones production induced by co-culturing Setophoma sp. and Penicillium brasilianum. PHYTOCHEMISTRY LETTERS, v. 40, p. 76-83, DEC 2020. Citações Web of Science: 1.
DOS SANTOS, ALEF; RODRIGUES-FILHO, EDSON. New Delta(8,9)-pregnene steroids isolated from the extremophile fungus Exophiala oligosperma. NATURAL PRODUCT RESEARCH, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.