Busca avançada
Ano de início
Entree

Quimiocinas na leptospirose: Caracterização do seu potencial antimicrobiano e sua interferência na expressão gênica de fatores de virulência em Leptospira sp.

Processo: 17/20903-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Josefa Bezerra da Silva
Beneficiário:Josefa Bezerra da Silva
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Enéas de Carvalho ; Paulo Lee Ho
Assunto(s):Fatores de virulência  Expressão gênica  Leptospirose  Quimiocinas  Peptídeos catiônicos antimicrobianos  Leptospira 

Resumo

A leptospirose é uma zoonose de alta relevância em saúde pública, com efeitos drásticos em diferentes órgãos do hospedeiro susceptível. A doença apresenta manifestações clínicas leves ou até falência de múltiplos órgãos. Seu agente patológico é a espiroqueta Leptospira que é transmitida por via direta através do contato com reservatórios animais, que excretam a bactéria na urina, ou por contato com solo e água contaminados. Nesse estudo será analisado o potencial antimicrobiano de diferentes quimiocinas sobre L. interrogans com a finalidade de selecionar as que apresentarem um melhor potencial inibitório, a partir da análise da viabilidade da bactéria por contagem em câmara de Petroff-Hausser e crescimento in vitro. As quimiocinas com maior potencial inibitório serão selecionadas e analisadas em linhagens de células estabelecidas (RAW 264-7 ou hepatócitos humanos - HepaRG, ou fibroblasto de pulmão humano-MRC-5) infectadas com L. interrogans. Serão coletados sobrenadante e células após os tratamentos para determinação do perfil de quimiocinas por ELISA e análise de transcritos gênicos a partir de testes moleculares (qPCR) para verificar uma possível indução ou inibição de genes da bactéria após os tratamentos. Com os resultados obtidos neste estudo, almeja-se contribuir para o esclarecimento do papel das quimiocinas na leptospirose, avaliando o potencial antimicrobiano desses mediadores e sua contribuição na indução da expressão de potenciais fatores de virulência e progressão da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PALOMA L. D.; NAKAJIMA, ERIKA; DA COSTA, RENATA M. A.; HO, PAULO LEE; MARTINS, ELIZABETH A. L.; CARVALHO, ENEAS; DA SILVA, JOSEFA B. Chemokine expression profiles in liver and kidney of mice with different susceptibilities to leptospirosis. Microbial Pathogenesis, v. 149, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.