Busca avançada
Ano de início
Entree

Caquexia induz alterações na mitocôndria, autofagia e apoptose em músculo esquelético de pacientes com câncer

Processo: 19/08682-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2019 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Beneficiário:Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caquexia  Neoplasias  Músculo esquelético  Apoptose  Autofagia  Mitocôndrias 

Resumo

esumo: A caquexia é uma síndrome caracterizada pela perda contínua de massa muscular esquelética devido ao desequilíbrio entre a síntese e a degradação protéica, que está relacionada com mau prognóstico e comprometimento da qualidade de vida. Mitocôndrias mal funcionantes estão associadas a menor força muscular e atrofia muscular em pacientes com câncer, ainda pouco descritas na caquexia humana. Neste trabalho, foi investigado a morfologia mitocondrial, autofagia e apoptose no músculo esquelético de pacientes com caquexia associada ao câncer gastrointestinal (CC), em comparação com um grupo de patientes com câncer e peso estável (WSC). O grupo CC mostrou perda de peso proeminente e aumento dos níveis circulantes de proteína C-reativa sérica, menor índice de massa corporal e diminuição da hemoglobina circulante, quando comparados ao grupo WSC. A análise por microscopia eletrônica revelou um aumento na área de mitocondrias intermusofibrilares no grupo CC, em comparação com ao grupo WSC. A expressão gênica de Fissão 1, uma proteína relacionada à fissão mitocondrial, foi aumentada no grupo CC, em comparação ao grupo WSC. LC3 II, autophagy related ATG) 5 e 7, proteínas necessárias para formação de autofagossomos, apresentaram maior conteúdo no grupo CC. Os níveis de proteína de p53 fosforilada (Ser46), caspase 8 ativada (Asp384) e 9 (Asp315) também foram aumentados no músculo esquelético do grupo CC. Em geral, nossos resultados demonstram que a caquexia associada ao câncer leva a uma resposta de estresse muscular exacerbada que pode culminar na perda muscular, que é em parte devido à ruptura da morfologia mitocondrial, uma autofagia disfuncional e aumento da apoptose. Este é o primeiro trabalho que mostra as alterações morfológicas quantitativas nas mitocôndrias do músculo esquelético em pacientes com caquexia associada ao câncer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, GABRIELA S.; SIMOES, ESTEFANIA; LIMA, JOANNA D. C. C.; ORTIZ-SILVA, MILENE; FESTUCCIA, WILLIAM T.; TOKESHI, FLIVIO; ALCANTARA, PAULO S.; OTOCH, JOSE P.; COLETTI, DARIO; SEELAENDER, MARILIA. Human Cachexia Induces Changes in Mitochondria, Autophagy and Apoptosis in the Skeletal Muscle. CANCERS, v. 11, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.