Busca avançada
Ano de início
Entree

18a jornada do Núcleo de Ensino de Marília: (de)formação na escola: desvios e desafios

Processo: 19/11243-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 03 de setembro de 2019 - 05 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:José Carlos Miguel
Beneficiário:José Carlos Miguel
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas  Práticas pedagógicas  Financiamento da educação 

Resumo

O objetivo da "18 Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: (DE)Formação na Escola: Desvios e Desafios" é propiciar reflexões acerca dos condicionantes históricos, políticos, sociais e culturais que confluem para a caracterização da escola na contemporaneidade, com ênfase na constituição da escola pública de educação básica, sua identidade e importância para a emancipação das classes populares e do país. Tem-se como pressuposto que a definição do lugar que a educação escolar deva ocupar na formação dos estudantes resulta de permanentes disputas de projetos de sociedade e de concepção de homem. Situada no modo de produção capitalista, a escola se insere no contexto das tensões, interesses e contradições do sistema vigente, que na vertente atual tende a intensificar a especulação financeira, a privatização do setor público e a exploração das grandes massas. Para galgar seu intento, o evento se valerá de seis mesas redondas versando, de forma geral, sobre a escola e sua constituição histórica, o financiamento da educação, a temática do currículo, o ambiente da escola como espaço para o debate e a pluralidade de ideias e as políticas públicas para a educação no contexto brasileiro. Esse debate será ampliado com minicursos e comunicações científicas sobre a temática central do evento. (AU)