Projeto Uca: estratégias e materiais para formação e acompanhamento no uso das míd...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 18/07133-0 |
Linha de fomento: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de julho de 2019 - 30 de junho de 2021 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Pesquisador responsável: | Patrícia Margarida Farias Coelho |
Beneficiário: | Patrícia Margarida Farias Coelho |
Instituição-sede: | Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Novas tecnologias Didática |
Resumo
Neste projeto, ofereceremos oficinas de formação continuada para osprofessores do ensino médio (1ª ao 3ª série) da Escola Estadual Dr. Carlos Augusto deFreitas Villalva Jr., situada em de São Paulo-SP. Temos três objetivos, a saber: (i)investigar, após as oficinas ministradas pela proponente do projeto, como o intercâmbioentre saberes da Universidade podem favorecer as práticas de ensino na educaçãobásica, em especifico, os recursos didáticos que utilizam as tecnologias digitais; (ii)verificar os impactos da inserção das tecnologias digitais pensadas na formaçãocontinuada dos professores da educação básica; (iii) propor atividades didáticas,envolvendo tecnologias digitais, que possam ser replicadas em sala de aula e em outrasoficinas pertinentes a uma formação continuada dos docentes do ensino médio. Ajustificativa da pesquisa se deve ao fato das mudanças históricas e sociais que temexigido práticas educacionais mais adequadas às tecnologias digitas. O arcabouçoteórico são os estudos de Pimenta (2015), Oliveira (1988; 2001), Guatti (2010), Rojo(2014), Fazenda (1999), Day (2001), Zeichner (2008), Mattar (2018; 2017;2013), Moraes; Suanno (2014), Kenski (2012), Moraes (2008), Behrens (2005;2006), Valente (2006), Prensky (2001), Ferreira (1988), Nóvoa (2017; 1985), dentreoutros. A metodologia utilizada é apresenta uma abordagem qualitativa, do tipoexploratória, de natureza interpretativa (GIL, 2003). Os resultados esperados estimamdemonstrar a obtenção de um projeto piloto replicável de formação continuada doprofessorado do ensino médio. (AU)