Inspeção automática de qualidade de superfícies para avaliação quantitativa de cha...
Inspeção automática de qualidade de superfícies para avaliação quantitativa de cha...
Processo: | 18/22005-8 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Vigência: | 01 de julho de 2019 - 31 de agosto de 2021 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação |
Convênio/Acordo: | FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção |
Pesquisador responsável: | Enivaldo Amaral de Souza |
Beneficiário: | Enivaldo Amaral de Souza |
Empresa Sede: | Autaza Tecnologia S/A |
CNAE: |
Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados anteriormente Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários |
Município: | São José dos Campos |
Assunto(s): | Visão computacional Manufatura avançada Automação industrial Controle da qualidade Digitalização tridimensional Engenharia automotiva Estampagem Autopeças |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Automação Industrial | Inspeção de qualidade | manufatura avançada | Scanner 3D | Visão Computacional | Inspeção de qualidade |
Resumo
A indústria automotiva fabrica a carroceria dos carros utilizando chapas metálicas que são conformadas através do processo de estampagem. O controle de qualidade destas peças é de extrema importância, visto que a primeira impressão que o consumidor tem de um carro é pela observação da aparência exterior. Uma superfície exterior sem marcas e com contornos suaves sugere superioridade técnica do fabricante em relação aos seus concorrentes. Nos primeiros estágios de produção, irregularidades passam muitas vezes despercebidas ao olho humano, devido às características foscas do metal ainda não pintado. Estas mesmas ondulações com profundidade milimétrica, porém, tornam-se visíveis e perturbantes quando as peças automotivas são pintadas e tornam-se espelhadas. Para inspecionar peças não-pintadas através da comparação do reflexo de lâmpadas, é utilizado um óleo reflexivo sobre elas. No entanto, o processo de aplicação e remoção de óleo não é adequado para uma produção em série, dificultando a visualização de defeitos da carroceria antes da pintura. Como em cada etapa do processo de produção, o valor agregado das peças aumenta, quanto mais tarde os defeitos são identificados, mais caros são os custos para repará-los, resultando em milhões em prejuízo para a indústria automotiva. Este projeto apresenta uma solução automática de inspeção de qualidade de peças automotivas não pintadas utilizando escaneamento tridimensional, que melhorará a objetividade e reprodutibilidade da inspeção. O produto deste projeto é um Scanner 3D robótico, contendo equipamento e software para auxiliar a indústria automotiva a garantir a qualidade de seus produtos durante a manufatura. Câmeras são usadas para capturar imagens da carroceria do automóvel, que é iluminado com um projetor de luzes especial que projeta um padrão zebrado sobre a carroceria. O software reconstrói a superfície tridimensional do carro, faz a análise e cria um relatório automático que mostra os defeitos identificados e sua classificação utilizando cores, facilitando a comunicação para as equipes de correção. A empresa AUTAZA é uma startup na área de visão computacional e inspeção de qualidade para a indústria, iniciada em 2016 a partir de um projeto entre universidade (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e indústria automotiva (General Motors). Em 2017 e 2018 a Autaza obteve projetos PIPE Fases 1 e 3 para a criação de um equipamento para a inspeção de defeitos em peças automotivas pintadas. O principal diferencial de seus produtos é entregar, não somente a metrologia, mas uma recomendação da severidade dos defeitos. (AU)
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