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Educação estatística e educação financeira na escola básica

Processo: 19/08242-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Saddo Ag Almouloud
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Celso Ribeiro Campos ; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho ; Gerson Pastre de Oliveira ; Maria José Ferreira da Silva
Assunto(s):Educação financeira  Educação matemática  Estatística  Formação de professores  Tecnologia educacional  Ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Estatística | Educação financeira | educação matemática | formação de professores | tecnologias | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa apresentada nesse projeto tem por objetivo principal o estudo de fenômenos de ensino e de aprendizagem da Estatística, Probabilidade, Combinatória e Educação Financeira. Em seu desenvolvimento, buscaremos responder às seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com a utilização de recursos alternativos como tecnologias da informação e comunicação? Quais ações desenvolver com professores, para lhes proporcionar uma apreensão significativa de problemas que envolvem a utilização desses recursos? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada de professores, no que diz respeito ao uso desses recursos? Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão relacionados à metodologia da engenharia didática, da pesquisa documental e bibliográfica e da análise estatística implicativa. Como resultados esperados, visamos a constituição de grupo colaborativo de professores em exercício para desenvolvimento de materiais didáticos, com e sem uso de tecnologias, para os conteúdos identificados. Tais resultados permitirão o aprofundamento dos conhecimentos e do campo dos fenômenos didáticos e cognitivos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de conceitos por parte dos professores voluntários e seus respectivos alunos. Dessa forma, espera-se a consolidação de uma prática docente em que conteúdos e métodos sejam integrados, considerando as condições evolutivas e diferenciais dos alunos e o aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos por parte dos professores que atuam na Escola Básica. (AU)

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