Busca avançada
Ano de início
Entree

Circulação transatlântica de impressos e instrumentos para engenheiros no Brasil: das belas letras aos títulos especializados

Processo: 19/02073-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Rogerio Monteiro de Siqueira
Beneficiário:Rogerio Monteiro de Siqueira
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do livro  Humanidades digitais  Instrumentos científicos 

Resumo

Esse projeto tem por objeto a circulação e o mercado de impressos, instrumentos e outros artefatos científicos e tecnológicos no Brasil, desde o começo do Segundo Império (por volta 1840) até o fim da Primeira República (por volta de 1930), a partir de uma perspectiva transnacional, ou seja, pensando-o como parte de uma rede internacional de mercadores especializados no mundo científico. A princípio, pretende-se descrever quais eram os principais agentes de impressos e instrumentos locais ou que atuavam aqui no Brasil, no período, que serviços e quais objetos costumavam oferecer. Paralelamente a esse levantamento mais exaustivo, pretende-se também tomar como objeto de estudo mais aprofundado personagens, impressos e tecnologias que parecem desfrutar de um lugar privilegiado nessas redes, figurando como importantes mediadores culturais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROGÉRIO MONTEIRO SIQUEIRA. Entre São Paulo e Paris: o Cálculo vetorial do engenheiro Theodoro Ramos. História, Ciências, Saúde : Manguinhos, v. 27, n. 1, p. 151-170, Mar. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.