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Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica

Resumo

Introdução: O acesso e utilização dos serviços constituem fonte de cuidado a cada novo episódio de problema de saúde, que depende da disponibilidade, organização de serviços com capacidade técnica resolutiva para avaliação qualificada das necessidades de saúde apresentadas e vivenciadas pelos usuários. Com o pressuposto de que os modelos de gestão orientam a lógica de organização dos serviços de saúde e influenciam o acesso dos usuários, busca-se compreender estratégias de gestão, os processos de trabalho em saúde e os principais aspectos que influenciam na qualidade dos serviços e acesso dos usuários. Objetivo Geral: Construir estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Objetivos específicos: (i) Analisar os dados dos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica; (ii) Avaliar os atributos da Atenção Básica na perspectiva dos usuários e profissionais e de saúde; (iii) Mapear os fluxos de atividades e acesso aos serviços de saúde na Atenção Básica e (iv) Construir estratégias juntamente com usuários, profissionais e gestores de saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Método: Trata-se de um estudo de métodos mistos sequenciais, que contempla as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. Será desenvolvido em quatro etapas sequenciais, envolvendo: (1) etapa de análise documental, para avaliação dos resultados do PMAQ-AB do município de São Carlos; (2) etapa quantitativa, para avaliação dos atributos da AB, por meio do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) na perspectiva dos usuários (versão adulto e criança) e profissionais e de saúde; (3) etapa qualitativa exploratória, para mapeamento dos fluxos de atividades e acesso aos serviços da rede de AB do município de São Carlos; (4) etapa qualitativa para construção coletiva de estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de AB. Os dados serão analisados por meio de diferentes abordagens, à luz do referencial teórico do processo de trabalho em saúde e da Atenção Básica. Resultados esperados: Os resultados evidenciarão um desenho do estado atual da Atenção Básica no município de São Carlos-SP, bem como a construção de estratégias de gestão para melhorias no acesso e qualidade de serviços, que poderão subsidiar a gestão local e influenciar outros municípios na organização do trabalho das unidades e fortalecimento da referência e contrarreferência do usuário na rede. (AU)