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Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica

Processo: 19/03957-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Vivian Aline Mininel
Beneficiário:Vivian Aline Mininel
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Andreas Xyrichis ; Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro ; Denise Aparecida Braga ; Everson Cristiano de Abreu Meireles ; Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ; João Alberto Camarotto ; Lucieli Dias Pedreschi Chaves ; Márcia Niituma Ogata ; Maria Ferreira da Silva ; Marina Peduzzi ; Paola Lefcadito Alvares ; Siliani Aparecida Martinelli Brunozi ; Sueli Fatima Sampaio ; Valéria Marli Leonello
Bolsa(s) vinculada(s):20/12539-5 - Mapeamento dos fluxos de atividades e acesso aos serviços de saúde na atenção básica, BP.TT
20/02552-4 - Mapeamento dos fluxos de atividades e acesso aos serviços de saúde na atenção básica, BP.TT
19/24868-6 - Avaliação dos atributos da atenção básica na perspectiva dos usuários e profissionais de saúde, BP.TT
Assunto(s):Gestão em saúde  Atenção primária à saúde  Recursos humanos em saúde  Acesso aos serviços de saúde  Qualidade da assistência à saúde  Trabalho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso aos serviços de saúde | atenção primária a saúde | Gestão em saúde | Qualidade da assistência à saúde | recursos humanos em saúde | trabalho | Acesso e qualidade dos serviços na Atenção Básica

Resumo

Introdução: O acesso e utilização dos serviços constituem fonte de cuidado a cada novo episódio de problema de saúde, que depende da disponibilidade, organização de serviços com capacidade técnica resolutiva para avaliação qualificada das necessidades de saúde apresentadas e vivenciadas pelos usuários. Com o pressuposto de que os modelos de gestão orientam a lógica de organização dos serviços de saúde e influenciam o acesso dos usuários, busca-se compreender estratégias de gestão, os processos de trabalho em saúde e os principais aspectos que influenciam na qualidade dos serviços e acesso dos usuários. Objetivo Geral: Construir estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Objetivos específicos: (i) Analisar os dados dos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica; (ii) Avaliar os atributos da Atenção Básica na perspectiva dos usuários e profissionais e de saúde; (iii) Mapear os fluxos de atividades e acesso aos serviços de saúde na Atenção Básica e (iv) Construir estratégias juntamente com usuários, profissionais e gestores de saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Método: Trata-se de um estudo de métodos mistos sequenciais, que contempla as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. Será desenvolvido em quatro etapas sequenciais, envolvendo: (1) etapa de análise documental, para avaliação dos resultados do PMAQ-AB do município de São Carlos; (2) etapa quantitativa, para avaliação dos atributos da AB, por meio do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) na perspectiva dos usuários (versão adulto e criança) e profissionais e de saúde; (3) etapa qualitativa exploratória, para mapeamento dos fluxos de atividades e acesso aos serviços da rede de AB do município de São Carlos; (4) etapa qualitativa para construção coletiva de estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de AB. Os dados serão analisados por meio de diferentes abordagens, à luz do referencial teórico do processo de trabalho em saúde e da Atenção Básica. Resultados esperados: Os resultados evidenciarão um desenho do estado atual da Atenção Básica no município de São Carlos-SP, bem como a construção de estratégias de gestão para melhorias no acesso e qualidade de serviços, que poderão subsidiar a gestão local e influenciar outros municípios na organização do trabalho das unidades e fortalecimento da referência e contrarreferência do usuário na rede. (AU)

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