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Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público

Processo: 18/08656-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Maria Paula Correia de Souza
Beneficiário:Maria Paula Correia de Souza
Empresa:Percebe Pesquisa Consultoria e Treinamento Educacional S/C Ltda. - ME
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Atividades de apoio à educação
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Município: São Paulo
Bolsa(s) vinculada(s):19/23646-0 - Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público, BP.TT
19/21651-6 - Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público, BP.PIPE
Assunto(s):Instituições culturais 

Resumo

Este projeto visa dar continuidade às ações de desenvolvimento e comercialização de um produto tecnológico inovador, criado para atender as especificidades do mercado cultural, em especial o universo dos museus e das instituições que recebem visitantes. O uso das tecnologias da informação tem se constituído, cada vez mais, como um paradigma de qualidade para a área museal baseado em duas grandes tendências: foco crescente na personalização de experiências de visita e o crescimento do poder da análise de dados na organização das ações dos museus. Diante dessa realidade, este projeto tem como objetivo principal ampliar e qualificar os processos de comunicação e educação dos museus, e demais instituições que recebem público visitante, por meio do aperfeiçoamento e manutenção de uma solução tecnológica, tendo como base a investigação e compreensão das estratégias de relacionamento das instituições com seus públicos. Para isso, durante os 24 meses do projeto, o sistema de agendamento e a Plataforma Mais Museu serão aperfeiçoados, tanto no que se refere ao seu desenvolvimento tecnológico, quanto ao relacionamento operacional e comercial entre a empresa e as instituições, a partir do atendimento e da análise dos atuais e potenciais usuários do sistema. Também será realizado um estudo tendo como foco compreender e ampliar as possibilidades de utilização do sistema de agendamento Mais Museu para outras instituições que recebem grupos organizados de visitantes, com vistas a potencializar o mercado consumidor do produto. Espera-se como resultado, ter uma plataforma inovadora e de excelência, atenta às necessidades de instituições culturais, e outras instituições abertas à visita do público, e que possa atender os museus no Brasil e na América Latina. Desenvolver e vender um sistema de relacionamento dos museus com seus públicos pode ajudar a melhorar a experiência do visitante, atrair um número maior de público para as instituições culturais, além de lhes fornecer informações relevantes sobre seu público para a busca de patrocínio e outros recursos, contribuindo em última instância com a ampliação de acesso à cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Treinamento técnico em Ciência da Informação para Museologia