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Contribuições da pesquisa-ação para o desenvolvimento de práticas profissionais em educação permanente em saúde e apoio institucional: pesquisa intervenção

Processo: 19/03848-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Barbieri Feliciano ; Ana Beatriz da Costa Franceschini ; Angelina Lettiere Viana ; Flávio Adriano Borges Melo ; Gabriela Alvarez Camacho ; José Renato Gatto Júnior ; Karen da Silva Santos ; Leandra Andréia de Sousa ; Márcia Niituma Ogata ; Maristel Silva Kasper ; Mônica Vilchez da Silva ; POLIANA PATRICIO ALIANE ; Priscila Norie de Araujo ; Siliani Aparecida Martinelli Brunozi ; Thalita Caroline Cardoso Marcussi ; Viviane da Rocha Sousa
Bolsa(s) vinculada(s):20/05516-9 - Contribuições da pesquisa-ação para o desenvolvimento de práticas profissionais em Educação Permanente em Saúde e Apoio Institucional: pesquisa intervenção, BP.TT
19/21926-5 - Contribuições da pesquisa-ação para o desenvolvimento de práticas profissionais em educação permanente em saúde e apoio institucional: pesquisa intervenção, BP.TT
Assunto(s):Saúde pública  Atenção primária à saúde  Educação em saúde  Prática profissional  Qualificação profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise institucional | atenção primária a saúde | educação permanente em saúde | Pesquisa intervenção | Práticas profissionais | Socioclinica | Saúde Coletiva

Resumo

No Estado de São Paulo os Centros de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS (CDQs) tem por desafio acompanhar e desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde e de Humanização voltadas para as necessidades de saúde dos territórios adscritos e reflexão de trabalhadores e gestores sobre seus processos de trabalho, numa lógica ascendente e com metodologias inovadoras. Embora existam experiências nessa direção ainda há necessidades de experimentações que produzam conhecimento a esse respeito. Esse é um estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar os efeitos de uma pesquisa-ação, construída de forma dialógica entre os pesquisadores, os articuladores de educação permanente e os apoiadores de humanização, avaliando qualitativamente a mesma como ferramenta para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde e do Apoio Institucional. A pesquisa ação terá como foco situações problema vividas no cotidiano e possíveis atividades a serem experimentadas por esses profissionais junto às equipes de saúde municipais de atenção básica na região do DRS III de Araraquara e serão avaliadas coletivamente. O objeto é a prática profissional em educação permanente em saúde e apoio em humanização, dois grandes eixos de trabalho dos CDQs dos Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo. O pressuposto da pesquisa é o de que a pesquisa ação pode ser uma ferramenta de educação permanente e ativar processos criativos em prol do cuidado integral em saúde. O quadro teórico metodológico será da análise institucional, linha socioclinica institucional. Os resultados esperados são: produção de um quadro analítico para nortear as ações de EPS e Humanização nos CDQs, produção de tecnologia de pesquisa ação construída considerando as realidades locais com articuladores de EPS e apoiadores de humanização dos 24 municípios envolvidos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINIRA MAGALI FORTUNA; ADRIANA BARBIERI FELICIANO; MONICA VILCHEZ SILVA; MARISTEL KASPER; ANGELINA LETTIERE-VIANA; KAREN DA SILVA SANTOS. Analisadores de Práticas de Apoio em Humanização e Educação Permanente em Saúde. Paidéia, v. 32, . (19/03848-7)

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