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"a base não é currículo": a BNCC nas secretarias municipais de educação e seus potenciais impactos sobre os currículos escolares

Processo: 19/01329-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Beneficiário:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Emerson de Pietri ; Lúcia Helena Sasseron Roberto
Assunto(s):Ciências naturais  Língua portuguesa 

Resumo

A presente proposta de pesquisa assume o intuito de identificar e discutir as escolhas operadas no processo de recontextualização da BNCC, por técnicos das secretarias de educação e assessores chamados a participar (1) da (re)elaboração de propostas curriculares de municípios brasileiros, (2) da produção de materiais didáticos, (3) das revisões dos projetos político-pedagógicos das escolas e (4) da condução da formação continuada de professores das redes de ensino. Desse modo, pretende contribuir com elementos para fundamentar reflexões sobre os impactos das políticas curriculares atuais - especialmente representadas pela BNCC - sobre os currículos escolares e a formação dos alunos e alunas do Ensino Fundamental. Nesse sentido, as análises incidirão sobre as seleções curriculares em torno de duas disciplinas - Língua Portuguesa e Ciências Naturais -, conferindo centralidade ao papel reservado ao conhecimento escolar. Deverão ser utilizados os seguintes procedimentos de pesquisa: análise documental (fontes: documentos curriculares de produção federal e municipal, documentos e materiais produzidos pelas secretarias municipais de educação) e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos na recontextualização da BNCC no nível dos municípios (técnicos, assessores e formadores). Os referenciais teórico-metodológicos deverão reunir autores que versam sobre as seguintes temáticas: currículo e conhecimento escolar, ensino de Língua Portuguesa e ensino de Ciências. (AU)