Busca avançada
Ano de início
Entree

Assistente virtual para gestantes: acompanhamento da atividades físicas

Resumo

O potencial da Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things- IOT) para o gerenciamento da saúde individual já vem sendo explorado e pode ser utilizado para outros fins, como, por exemplo, no caso do monitoramento da atividade física em gestantes. O "Assistente Virtual para Gestantes" é uma proposta de integrar diferentes áreas do conhecimento para obter melhores resultados sobre a Atividade Física da gestante, superando a assertiva demostrada em pesquisas anteriores, que existe uma grande dificuldade na análise da quantificação da duração das atividades físicas diárias nas gestantes.O objetivo do projeto é desenvolvimento de um assistente virtual, em língua portuguesa, com exemplos de funcionalidades de gestão da saúde, para monitoramento de medida da atividade Física para gestantes atendidas pelo SUS na cidade de Ribeirão Preto-SP. Os métodos utilizados serão desenvolvidos em duas etapas que, incluem a construção de instrumento indireto para quantificar a atividade física, e a construção do assistente virtual para o monitoramento e validação do instrumento. Espera-se que utilização de ferramentas tecnológicas (no caso, de um assistente virtual), por ser uma rotina na vida das pessoas atualmente, contribua como uma ferramenta para coleta e processamento de dados de forma rápida, barata e consistente, subsidiando a integração de dados entre a gestante e unidades de saúde, contribuindo para o cuidado da gestante via medicina familiar; proporcionando melhoria da qualidade e segurança no atendimento da gestante. O fim deste projeto culmina com a finalização de um doutorado e de uma iniciação científica no tema estudado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CARLA MICHELI; CASTRO PERDONA, GLEICI DA SILVA; SARTORELI, DANIELA SAES. Behavior of pregnant women regarding physical activity in gestational diabetes mellitus: secondary analysis of a descriptive cross-sectional study. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.