Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaço de dados veiculares: do ponto de vista dos dados

Processo: 19/06056-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2019 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Leandro Aparecido Villas
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação 

Resumo

Ao longo dos anos, governos e fabricantes de veículos lançaram iniciativas para melhorar a eficiência do tráfego rodoviário, a segurança e a mobilidade de pessoas. Eles têm trabalhado em vários aspectos dos Sistemas de Transporte Inteligentes -- Intelligent Transportation Systems (ITSs), que visam melhorar as tomadas de decisões, a disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação para fornecer aplicatições e serviços impulsionando os sistemas de transporte. O desenvolvimento de novas aplicações e serviços para ITS depende da disponibilidade de diferentes fontes de dados, o que não acontence atualmente. Muitos estudos focam nos problemas de comunicação das aplicações e seus desafios associados. Para revelar o recente o uso de dados veiculares, examinamos os estudos mais relevantes dos últimos anos, que descrevem serviços e aplicações para ITS, porém com o foco nos dados empregados por eles. Introduzimos o conceito de Espaço de Dados Veiculares -- Vehicular Data Space (VDS), que é então usado para descrever o cenário veicular a partir da perspectiva dos dados. Além disso, criamos uma taxonomia, de acordo com as diferentes fontes de dados. Também categorizamos as aplicações, destacando os dados que cada uma delas usou em sua abordagem. Por fim, apresentamos alguns desafios e questões em aberto relacionadas ao processo de Criação de Dados, Preparação de Dados, Processamento de Dados e Uso de Dados. Em suma, este trabalho constitui uma das primeiras pesquisas holísticas sobre serviços e aplicações para ITSs, concentrando-se nos dados utilizados por eles, bem como seus desafios futuros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RETTORE, PAULO H.; MAIA, GUILHERME; VILLAS, LEANDRO A.; LOUREIRO, ANTONIO A. E. Vehicular Data Space: The Data Point of View. IEEE COMMUNICATIONS SURVEYS AND TUTORIALS, v. 21, n. 3, p. 2392-2418, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.