Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da Biofabricação para Estrutura Osteocondral

Resumo

A Biofabricação pode ser entendida como o desenvolvimento automatizado de produtos a partir da deposição controlada de células, biomateriais e biomoléculas para a formação de tecidos ou órgãos. A Biofabricação consiste de três abordagens principais: (1) baseada em scaffolds, (2) baseada em esferoides teciduais e (3) híbrida. A estratégia híbrida, foco principal deste projeto, caracteriza-se pelo uso de scaffolds (suportes tridimensionais biodegradáveis para o crescimento celular) que recebam os esferoides teciduais (estruturas tridimensionais de aglomerados celulares pré-estabelecidos) e ofereçam um microambiente mecânico e/ou biológico adequado para o desenvolvimento de um novo tecido. Defeitos osteocondrais, descritos por uma complexa nanoestrutura estratificada e propriedades biomecânicas contrastantes, são um desafio a ser vencido pela Biofabricação, uma vez que os tecidos cartilaginoso e ósseo deverão ser mimetizados. Uma das maneiras mais eficientes para a obtenção de scaffolds é a Manufatura Aditiva, já que esta rota de processamento possibilita ao material geometrias uniformes e complexas, e porosidades com dimensões e morfologias controladas e com 100% de interconectividade, de forma a receber adequadamente os esferoides celulares e permitir a passagem de nutrientes e a retirada dos subprodutos das atividades celulares. Por conseguinte, o objetivo do presente projeto é o estudo da Biofabricação de estrutura osteocondral por meio do design de scaffold biomimético bifásico, obtido por processo de manufatura aditiva, com camadas rígidas de uma vitrocerâmica altamente bioativa e camadas elásticas impressas com biotinta à base de polietilenoglicol (PEG). Este scaffold deverá induzir in vitro, respectivamente em suas camadas, a osteogênese e a condrogênese dos esferoides teciduais de células-tronco mesenquimais de polpa dentária (do inglês SHED). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DECARLI, MONIZE CAIADO; AMARAL, ROBSON; DOS SANTOS, DIOGO PERES; TOFANI, LARISSA BUENO; KATAYAMA, ERIC; REZENDE, RODRIGO ALVARENGA; LOPES DA SILVA, JORGE VICENTE; SWIECH, KAMILLA; TORRES SUAZO, CLAUDIO ALBERTO; MOTA, CARLOS; MORONI, LORENZO; MORAES, ANGELA MARIA. Cell spheroids as a versatile research platform: formation mechanisms, high throughput production, characterization and applications. BIOFABRICATION, v. 13, n. 3 JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.