Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de dispositivo microfluídico para biópsia líquida de células tumorais circulantes

Processo: 19/13411-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2019 - 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Valber de Albuquerque Pedrosa
Beneficiário:Valber de Albuquerque Pedrosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biópsia líquida  Anticorpos  Neoplasias 

Resumo

Células tumorais circulantes (CTCs) são células liberadas pelostumores primários e/ou metastáticos que ao se desprenderem circulam pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático para formar metástases. Neste sentindo, a análise de CTCs ainda permanece um grande desafio para a comunidade cientifica. Os CTCs detêm a chave para melhor entender o processo cancerigino podendo fornecer informações para se medir de maneira não invasiva a evolução dos genótipos do tumor durante o tratamento e a progressão da doença. Logo o desenvolvimento de novas técnicas para analizar CTCs para uma melhor caracterização celular e molecular, permitirá uma ampla gama de aplicações clínicas, podende ser útil no monitoraramento do tratamento de uma forma rápida, não invasiva e de mais fácil obtenção quando comparado a tradicional biopsia, sendo por isso conhecida como biopsia líquida. Logo este projeto irá se basear na construção de um sistema microfluídico para separação de CTCs no sangue com alta seletividade e sensitividade. As estapas a serem estudas no projeto serão: projetar e fabricar um chip microfluídico para separar e capturar CTCs usando imobilização controlada por adesão celular anti-epitelial (anti-EpCAM) e posterior otimização da captura de eficiência e especificidade do chip microfluídico usando linhas celulares tumorais como modelo. Na parte final do projeto serão analisados amostras de pacientes que serão cedidas pelo Hospital ACCamargo. Esta pesquisa terá impactos amplos sobre estudantes de diferentes níveis educacionais, expondo-os a desafios empolgantes em ciência e engenharia que tem uma alta relevância para nossa sociedade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSO, CAROLINE R.; CRUZ, TAIS F.; SILVA, BRUNA L.; PEDROSA, VALBER A.; ARAUJO JUNIOR, JOAO P. A Methodology for Porcine Circovirus 2 (PCV-2) Quantification Based on Gold Nanoparticles. MATERIALS, v. 13, n. 5 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
LISZBINSKI, RAQUEL B.; ROMAGNOLI, GRAZIELA G.; GORGULHO, CAROLINA M.; BASSO, CAROLINE R.; PEDROSA, VALBER A.; KANENO, RAMON. Anti-EGFR-Coated Gold Nanoparticles In Vitro Carry 5-Fluorouracil to Colorectal Cancer Cells. MATERIALS, v. 13, n. 2 JAN 2 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.