Auxílio à pesquisa 19/01180-9 - Educação especial, Educação física - BV FAPESP
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Educação Física, currículo e deficiência: uma investigação sobre o esporte paralímpico e inclusão na escola

Processo: 19/01180-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Luíza Tanure Alves
Beneficiário:Maria Luíza Tanure Alves
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Lizete Wasem Walter
Assunto(s):Educação especial  Educação física  Treinamento esportivo  Esportes paralímpicos  Pessoas com deficiência  Paratletas  Inclusão escolar  Currículos e programas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência | Educação Especial | educação física | Esporte Paralímpico | estudante com deficiência | Educação Especial

Resumo

Apesar de assegurada por legislações específicas de diversos países, a inclusão do estudante com deficiência (ECD) nas escolas gerais ainda é um desafio. O próprio entendimento sobre o que é inclusão parece não ser um consenso para as comunidades escolares. Como uma peça desse quebra-cabeça, as aulas de educação Física (EF) se apresentaram como um contexto educacional específico, com relatos de exclusão de ECD preenchendo os estudos realizados sobre o tema. O estudo tem como proposta analisar o processo de inclusão do ECD nas aulas de EF através das lentes do capacitismo frente ao seu contexto tradicionalmente esportivo, revelado como o maior desafio para alunos com deficiência. Neste contexto, na busca por soluções para situações de exclusão amplamente relatadas nos estudos realizados, serão investigados conjuntamente as crenças, valores e práticas associadas ao esporte paralímpico na escola. Com base na perspectiva dos professores de EF, o estudo tem como perspectiva a investigação do contexto social amplo, atuante e limitador nas aulas de EF, com crenças, valores e atitudes frente ao aluno com deficiência e sua participação na aula de EF. O estudo será realizado através de entrevistas semiestruturadas com professores de EF. As entrevistas serão realizadas através de plataforma online com foco na realidade anterior a pandemia de Covid-19. As entrevistas serão analisadas através da técnica de análise de conteúdo com formação de categorias e interpretação temática. Como resultado, espera-se o avanço nos estudos relacionados à inclusão de alunos com deficiência, com reconhecimentos dos valores e práticas atuantes neste contexto educacional específico. É esperado o reconhecimento dos desafios à inclusão do aluno com deficiência em um contexto marcado por crenças e valores capacitistas, que tornam a participação do aluno com deficiência uma tarefa impossível. (AU)

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