Auxílio à pesquisa 19/15845-2 - Metacognição, Aprendizagem autorregulada - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação

Processo: 19/15845-2
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 11 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 13 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Evely Boruchovitch
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição  Aprendizagem autorregulada  Estratégias de ensino-aprendizagem  Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorregulação da aprendizagem | Estratégias de aprendizagem | metacognicao | motivacao para aprender | regulação da motivação | regulação das emoções | Aprendizagem autorregulada

Resumo

O II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo será realizado em 3 dias. Sua programação tem como os objetivos principais: promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem; oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras e gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem. O II Seminário tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, considerando os seguintes eixos temáticos: aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização; autorregulação da motivação e das emoções; autorregulação das ações, dos comportamentos e das interações sociais; autorregulação da aprendizagem no contexto da formação de professores, e práticas pedagógicas e estratégias autorregulatórias para o ensino e a aprendizagem. O Seminário visa também criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, aprovadas pela comissão científica com a publicação de resumos de trabalhos dos autores em Anais. As atividades incluirão conferências, fóruns de discussão, mesas redondas, oficinas teórico-práticas e sessões interativas de apresentação de pôsteres, entre outras modalidades. Tratarão dos modelos teóricos, das diferentes dimensões da autorregulação, dos resultados de pesquisas, dos desafios teórico-metodológicos, das questões atuais da agenda de pesquisa e das implicações decorrentes do estado da arte para à prática pedagógica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)