Auxílio à pesquisa 19/16864-0 - Império Português, Religiões - BV FAPESP
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O amplexo político dos costumes de um jesuíta Brâmane na Índia: a acomodação de Roberto de Nobili em Madurai e a polêmica do Malabar (séc. XVII)

Processo: 19/16864-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Adone Agnolin
Beneficiário:Adone Agnolin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Império Português  Religiões  Missões religiosas  Rituais religiosos  Jesuítas  Índia  Século XVII  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História das Religiões e História das Missões | império português | Jesuítas na Ásia | Missões na Índia moderna | Ritos do Malabar e Roberto de Nobili | seculo XVII | História das Religiões - História das Missões

Resumo

Levando em consideração a problemática evangelizadora jesuítica no contexto asiático, este trabalho pretende destacar algumas particularidades com relação à polêmica e à diferente interpretação dos Ritos (indianos) do Malabar. Inserindo-se na perspectiva das anteriores propostas de Alessandro Valignano, no Japão, e de Matteo Ricci, na China, a missão jesuítica na Índia, segundo a política formulada e defendida por outro padre italiano, Roberto de' Nobili, também desencadeará uma acesa polêmica, tanto no contexto asiático, quanto junto à Congregação de Propaganda Fide. Em Madurai, o jesuíta italiano tentou conciliar hinduísmo e cristianismo, apresentando os jesuítas nas funções de brâmanes ocidentais. Ao contrário do que aconteceu na China, todavia, as tensões em relação a essa estratégia cresceram aqui, inicialmente, sobretudo no interior das missões indianas da ordem jesuítica. Como aquela relativa aos ritos chineses, essa disputa sobre os ritos do Malabar também se desencadeou a partir do choque entre missionários com relação à oportunidade de permitir ou menos aos neófitos de continuar a praticar alguns ritos ligados às tradições de seu País. O conflito foi se estabelecendo e crescendo ao redor de uma divergência na interpretação desses ritos: tratava-se de ritos civis ou religiosos? As diferentes respostas subentendiam interesses e implicações bastante relevantes com relação ao projeto missionário jesuítico. Foi, finalmente, na diferente interpretação dos sinais simbólicos dos brâmanes sannyasi, aos quais se inspirava a praxe de adaptação implementada pela proposta missionária de de' Nobili, que se acendeu o confronto conhecido, sucessivamente, enquanto a polêmica dos ritos. (AU)

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