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Biodiversidade na perspectiva do desempenho escolar dos alunos e no trabalho dos professores: considerações para o Biota-Educação

Processo: 19/14210-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Garcia
Beneficiário:Paulo Sérgio Garcia
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade  Ensino médio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Desempenho | Ensino Médio | Exame Nacional de Educação | Educação

Resumo

O Programa Biota-Fapesp já produziu saberes sobre a caracterização, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade no Estado de São Paulo. Todavia, permanecem vários desafios em relação ao Programa, sobretudo aqueles que buscam aproximar esses conhecimentos, da biodiversidade, do campo educacional. Para tal aproximação torna-se necessário, entre outras coisas, conhecer as competências e os conhecimentos dos jovens sobre as questões de biodiversidade e, ao mesmo tempo, a partir desse entendimento lançar reflexões sobre como o tema está sendo tratado pelos professores no Ensino Médio. Neste contexto, os objetivos desta pesquisa estão atrelados a: 1) Analisar o desempenho dos alunos do Estado de São Paulo nas questões de Biodiversidade do Exame Nacional do Ensino Médio; 2) Investigar como o tema biodiversidade é tratado pelos professores nas escolas de Ensino Médio. Este Projeto Regular de pesquisa objetiva trazer contribuições para um Projeto Temático mais amplo, qual seja "O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular" (Processo ), no qual materiais didáticos serão produzidos a partir dos interesses dos jovens. Para atingir os objetivos deste presente Projeto Regular pretende-se utilizar a metodologia mista atrelada a um estudo explanatório sequencial, em que a primeira fase será quantitativa e a segunda qualitativa (QUAN->QUAL). Neste cenário, espera-se que os resultados contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de biodiversidade nas escolas de Ensino Médio, sirvam de base para a futura elaboração de materiais didáticos dentro do Projeto Temático, entre outras questões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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