Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrativas no contexto da cultura empreendedora: análise crítica do "empreendedorismo de palco" na cena brasileira contemporânea

Processo: 19/14365-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2020 - 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Vander Casaqui
Beneficiário:Vander Casaqui
Instituição-sede: Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem como tema as narrativas no contexto da cultura empreendedora. Na atualidade, a atividade empreendedora ultrapassa os aspectos econômicos para se configurar num paradigma de nosso tempo, um conjunto de prescrições e modelos comportamentais que servem à vida como um todo. Esse sentido atribuído ao empreendedorismo é difundido por processos comunicacionais complexos. Ao abordarmos criticamente o tema do empreendedorismo no campo da comunicação, buscamos analisar o papel fundamental das narrativas, que articulam contexto e materialidade discursiva, espírito do tempo e cultura corporativa, economia e trajetórias de vida. Discutimos, nesse espectro, a relação entre discurso e narrativa; as narrativas inspiracionais e sua relação com a comunicação organizacional e mercadológica; a autoajuda empreendedora; o paradigma narrativo dos TED Talks como modelo para o empreendedorismo de palco no mundo. Em última instância, discutimos como as narrativas do empreendedorismo constituem projetos de sociedade, baseados em processos comunicacionais. O projeto da sociedade empreendedora, como discutem Dardot e Laval (2016). Nesse contexto, elegemos como objeto de análise o chamado "empreendedorismo de palco" no cenário brasileiro atual. Especificamente, analisamos o evento anual Endeavor Day 1, organizado pela Endeavor Brasil, um dos principais agentes da cena empreendedora no Brasil, que tem como objetivo "inspirar e capacitar" empreendedores. Em seu canal do Youtube, o acervo é composto por 90 vídeos de palestras desde 2011, gravadas com plateia (originalmente transmitidas ao vivo nas redes digitais), com um total de cerca de 337 mil visualizações (dados de junho de 2019). O corpus principal desse projeto será analisado a partir da proposta teórico-metodológica do discurso social (ANGENOT, 2010). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANDER CASAQUI. Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 43, n. 3, p. 41-56, Set. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.