Busca avançada
Ano de início
Entree

II Seminário Internacional e VI fórum do Serviço Social na educação - GEPESSE: "a permanência estudantil na educação em tempos neoliberais e as estratégias de resistências"

Processo: 19/20835-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 21 de outubro de 2020 - 23 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Eliana Bolorino Canteiro Martins
Beneficiário:Eliana Bolorino Canteiro Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional 

Resumo

O II Seminário Internacional de Serviço Social na Educação, VI Fórum Serviço Social na Educação e IV Encontro do GEPESSE, , tem como objetivos principais (1) propiciar um espaço fecundo de reflexão crítica e articulações estratégias individuais e coletivos dos cientistas sociais, estudantes, docentes, profissionais da área do Serviço Social e da Educação no processo de defesa da educação como direito humano e social e que deve ser pública, integral, e de qualidade para a construção e desenvolvimento da cidadania e (2) fortalecer o reconhecimento da significativa contribuição do Serviço Social em todos níveis de ensino, espaços socioocupacionais do assistentes social, para viabilizar o acesso, a permanência, a qualidade e a gestão democrática da educação escolarizada. O eixo temático do evento nucleado no estudo da permanência estudantil busca compreender este fenômeno social na perspectiva da totalidade identificando as mediações que permeiam o universo da educação escolarizada em seus níveis e modalidades de ensino. A razão da educação escolarizada se traduz no ingresso, regresso, permanência e sucesso dos estudantes, portanto, somente através da qualidade socialmente referendada é possível atingir este objetivo. O evento de abrangência nacional e participação internacional será organizado em formato de Seminário acadêmico Cientifico com apresentação de palestras, debates, socialização de experiências profissionais e divulgação de resultados de pesquisas científicas à nível da graduação e pós-graduação. Terá a duração de dois dias consecutivos, onde de forma muito intensa a Universidade - UNESP/Campus de Franca, será palco de diálogo critico científico alinhado a momentos de apresentação de expressões artísticas como forma de reconhecer a importância da cultura. (AU)