Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto ACCRUE-SFI: infraestrutura avançada e colaborativa de pesquisa para internet do futuro segura

Resumo

A segurança da informação é um dos principais problemas da humanidade. Os prejuízos causados pelos ataques cibernéticos já ultrapassam os danos causados por todas as drogas juntas. Organizações criminosas chegam a recrutar e formar exércitos de zumbis com mais de 300 mil dispositivos e realizam ataques distribuídos de negação de serviços que atingem mais de 1 Tb/s. A maior parte das ameaças são detectadas muito tempo depois de ocorrida devido à alta complexidade dos ataques, cada vez mais especializados, e à enorme massa de dados a ser monitorada e analisada por especialistas em segurança, aumentando os riscos de danos irreparáveis e inviabilizando qualquer tentativa de defesa. Com crescimento exponencial dos dispositivos de Internet das Coisas, estima-se em mais de 75 bilhões os dispositivos interconectados na Internet até 2025. Estes dispositivos não possuem capacidade de processamento e de memória que permitam securizá-los apropriadamente. Portanto, o crescimento das vulnerabilidades cibernéticas deve receber uma atenção especial dos países desenvolvidos para garantir segurança e privacidade. Por outro lado, a tecnologia de virtualização de redes de comunicação, previstas nas redes de quinta geração (5G),aliadas às técnicas de aprendizado de máquina e de computação paralela em nuvem constituem fortes ferramentas para a mitigação dos crescentes ataques cibernéticos. O objetivo do projeto ACCRUE - SFI, Infraestrutura Avançada e Colaborativa de Pesquisa para Internet do Futuro Segura, é realizar pesquisas, desenvolver mecanismos e projetar ferramentas de segurança baseadas nas tecnologias de virtualização de funções de rede (Network Function Virtualization - NFV), de redes definidas por software (Software Defined Network - SDN) e de corrente de blocos (\textit{blockchain}). As infraestrutura se baseia em arquiteturas de nuvens para sistemas de informação em geral e em arquiteturas FOG/MEC para dispositivos físicos cibernéticos (Cyber Physical Systems - CPS) em Internet das coisas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, LUCAS C. B.; REBELLO, GABRIEL ANTONIO F.; CAMILO, GUSTAVO F.; DE SOUZA, LUCAS AIRAM C.; DUARTE, OTTO CARLOS M. B.. A threat monitoring system for intelligent data analytics of network traffic. ANNALS OF TELECOMMUNICATIONS, . (15/24485-9, 14/50937-1, 18/23292-0)
REBELLO, GABRIEL ANTONIO F.; CAMILO, GUSTAVO F.; GUIMARAES, LUCAS C. B.; DE SOUZA, LUCAS AIRAM C.; THOMAZ, GUILHERME A.; DUARTE, OTTO CARLOS M. B.. A security and performance analysis of proof-based consensus protocols. ANNALS OF TELECOMMUNICATIONS, . (14/50937-1, 15/24485-9, 18/23292-0)
PASTANA LOBATO, ANTONIO G.; LOPEZ, MARTIN ANDREONI; CARDENAS, ALVARO A.; DUARTE, OTTO CARLOS M. B.; PUJOLLE, GUY. A fast and accurate threat detection and prevention architecture using stream processing. CONCURRENCY AND COMPUTATION-PRACTICE & EXPERIENCE, v. 34, n. 3, . (14/50937-1, 15/24485-9, 18/23292-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.