Auxílio à pesquisa 19/05068-9 - Gestão democrática da educação, Educação especial - BV FAPESP
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Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas

Processo: 19/05068-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro ; Ketilin Mayra Pedro ; Lucas Sarzi ; MARIANNE RAMOS FEIJO ; Silvia Regina Vieira da Silva
Bolsa(s) vinculada(s):22/03944-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
22/05099-4 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.TT
22/01395-8 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 21/13995-7 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13998-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13445-7 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13448-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13449-2 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13450-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13523-8 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13540-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13505-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/12608-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/11904-4 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.TT
21/13360-1 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13487-1 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/13452-3 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
21/11924-5 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.TT
21/11909-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.TT
20/06540-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/06541-7 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02242-5 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02256-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02210-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02205-2 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02214-1 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02206-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02215-8 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02212-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02213-5 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02196-3 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02197-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02257-2 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02198-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02258-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02202-3 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02323-5 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02203-0 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02208-1 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP
20/02204-6 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Gestão democrática da educação  Educação especial  Inclusão escolar  Diversidade  Qualidade da educação  Parceria colaborativa universidade-escola 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colaboração | Diversidade | Educação Especial | Gestão Democrática | inclusão escolar | qualidade de ensino | Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Resumo

Escola inclusiva é aquela que acolhe a diversidade e promove o desenvolvimento respeitando as peculiaridades de cada um. O objetivo geral deste projeto é implementar parceria colaborativa, por meio de assessoria colaborativa, entre universidade e escolas públicas de educação básica com vistas a ampliar/promover políticas, práticas e culturas mais inclusivas. Os objetivos específicos são: a) Realizar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento de crianças e adolescentes público alvo da educação especial em suas dimensões biológica, social, afetiva e cognitiva, visando à superação das desigualdades por meio de uma cultura inclusiva; b) Desenvolver a formação de alunos(as) público alvo da educação especial e professores(as) por meio da orientação de atividades didático-pedagógicas que promovam o desenvolvimento da autonomia; c) Auxiliar na elaboração, adaptação e avaliação de estratégias didático-pedagógicas com uso de materiais pedagógicos e ferramentas tecnológicas; d) Colaborar no planejamento do projeto político pedagógico democrático que contemple uma visão política, prática e social mais inclusiva; e) Viabilizar ações que favoreçam a análise, avaliação e estabelecimento de metas visando a melhoria da aprendizagem e desempenho escolar; f) Viabilizar ações que favoreçam a melhoria do clima escolar e das relações interpessoais a partir de um diagnóstico já realizado, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva; g) Avaliar a parceria colaborativa no desenvolvimento de currículos e práticas mais inclusivas. A metodologia envolve a pesquisa-ação em uma parceria colaborativa entre universidade e quatro escolas públicas, e os participantes compõem-se das comunidades escolares (funcionários, alunos e familiares) do Ensino Fundamental e Médio. Esta proposta tem como piloto o estudo "Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública" desenvolvido entre 2010 e 2012, que subsidiou o estudo "Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos Público Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru" solicitada pelo Ministério Público da cidade e desenvolvido entre 2016 e 2018. (AU)

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